O PMI e o gerenciamento de projetos foram tema do evento Bom-dia TI realizado na manhã de 1 de agosto promovido pelo Trino Polo – Polo de Inforrmática da cidade e pelo Sebrae/RS em Caxias do Sul. Com o tema “Gerenciamento de projetos – o alto custo do baixo desempenho”, o presidente do PMI-RS, André Voltolini, palestrou para uma plateia de empresários da região. 


Voltolini contextualizou o PMI e citou o foco estratégico do projeto: pessoas, empresas e instituições de ensino. Ele também comentou sobre os principais eventos sobre o tema existentes no estado. “O Rio Grande do Sul tem sido cada vez mais referência de gerenciamento de projetos no país”, afirmou. “As boas práticas e projetos de disseminação estão sendo reconhecidos e valorizados.”

Também apresentou o estudo de benchmarking realizado pelo PMI, com tópicos como áreas e profissionais responsáveis pelo gerenciamento de projetos, falhas na implementação de um escritório de projetos e utilização de métodos ágeis. Relacionado à pesquisa, Voltolini observou que competências mais valorizadas, como comunicação, são fundamentais na gestão de riscos. “Um bom gerente de projetos deve ter fluência situacional, conhecimento técnico e deve conseguir se relacionar muito bem dentro do ambiente do projeto em que está convivendo”.

Data de publicação: 04 de agosto de 2014
Fonte: TrinoPolo