O último dia do 10º Ciclo de Palestras da Serra Gaúcha, organizado pelo Branch do PMI-RS na região, foi dedicado a apresentações de conceitos e a palestras cases. Na manhã do dia 13 de junho, a utilização de metodologias ágeis no gerenciamento de projetos e maturidade em gerenciamento de riscos foram temas apresentados.

O evento começou no dia 11, com dois minicursos: Alinhamento estratégico de projetos e Gestão do Conhecimento aplicado à Gestão de Projetos. No dia 12, o especialista Fábio Cruz, ministrou o workshop, PM4Plane+Scrum+PMBOK. E durante a palestra de abertura, no dia 13, Cruz apresentou o tema ‘Gerenciamento ágil de projetos como ferramenta para gerar resultados’, onde buscou mostrar como é possível e quais são os ganhos de utilizar os frameworks PMBOK e Scrum juntos em um projeto. 

O presidente do PMI-RS, Thiago Regal, fez a segunda palestra sobre Maturidade em Gerenciamento de Riscos em Projetos e demonstrou que organizações eficientes em projetos gerenciam riscos. Regal destacou que o uso do conhecimento padrão sobre gerenciamento de riscos é o que traz maturidade, e que essas orientações estão no PMBOK. “ A consciência a respeito de risco diferencia organizações”, resumiu.

O tema seguiu sendo discutido durante debate de encerramento da manhã de palestras. 
Data de publicação: 13 de junho de 2015