O gerenciamento de projetos foi um dos temas abordados durante o 5º Encontro de Ensino e Desenvolvimento: A Geração da Oportunidade, promovido pela Fundatec. Através de uma palestra intitulada “Gerando oportunidades e transformando-as em realidade”, o presidente do PMIRS, Thiago Regal, mostrou como a geração de oportunidades em geral não ocorre de forma puramente espontânea, e que um ambiente propício, criado por uma estratégia, bem como formas de transformá-la em realidade são fundamentais. 
 
Regal argumentou que lançar mão de uma estratégia ou de um plano para atingir um objetivo, sabendo que não se fere valores, é a forma de gerar oportunidades e transformar em realidade. “Uma estratégia é fundamental diante de recursos limitados, serve para identificar e concretizar oportunidades e tem que ser realizada a um custo”, destacou. Mas mesmo diante dessa importância, pesquisas, como a Pulse of Profession do PMI, mostram que quase metade das organizações ainda não alinha suas ações a estratégias.
 
Diante disso, as boas práticas de gerenciamento de projetos ganham relevância, pois a forma como se conduz projetos pode gerar resultados. “Ou seja, podemos encarar esse conjunto de práticas como ferramentas para gerar valor ao negócio”, ressaltou o presidente do PMIRS. Ele lembrou que elas também ajudam a lidar com os riscos envolvidos em toda a ação. 
 
Durante a palestra, Thiago Regal ainda detalhou elementos que considera catalisadores da boa gestão. Ou seja, o que pode acelerar e melhorar os resultados buscados. São eles: a cultura organizacional, os processos e as pessoas. Quanto aos processos, o PMI oferece um conjunto de ferramentas que pode contribuir com cada das diferentes áreas. Recentemente, o instituto também renovou a forma como considera ideal o desenvolvimento profissional. Através do Triângulo dos Talentos a instituição chegou a uma equação de como as pessoas podem atingir melhores resultados: aprimorando conhecimentos técnicos, desenvolvimento características de liderança e apostando no gerenciamento de estratégias de negócios.
Data de publicação: 03 de outubro de 2016