O PMIRS foi convidado para participar do programa LIDER (Liderança para o Desenvolvimento Regional), iniciativa que vem sendo conduzida pelo SEBRAE e já conta com a adesão de inúmeras outras instituições, como da Universitá Cattolica del Sacro Cuore, de Milão, na Itália, com amplo conhecimento e experiência na área de desenvolvimento Regional.

O Programa visa à identificação e consolidação de governanças locais em prol do desenvolvimento de uma determinada região. A iniciativa busca agregar o setor público, setor privado e terceiro setor através de ações de mobilização, articulação e esforço de planejamento, buscando-se identificar necessidades e prioridades da região.

O Programa está sendo implantado no Rio Grande do Sul, em caráter piloto, e deverá ser replicado posteriormente em outros Estados da Federação. As regiões identificadas para este projeto piloto foram: Fronteira Oeste, Campanha e Sul.

Após identificação de um Mapa Estratégico em cada região e dos eixos temáticos a serem priorizados, o programa desdobra-se em projetos. É aqui que o PMIRS poderá aportar sua contribuição na forma de sensibilização e orientação para o uso das melhores práticas aplicáveis ao planejamento e execução de projetos, segundo o VP de Relações Institucionais do PMIRS, Marco Kappel Ribeiro, que esteve reunido com o Superintendente do SEBRAE no Estado, Derly Cunha Filho, e o Presidente da CMPC, Walter Lídio Nunes, para discutir o alcance dessa participação.

No mês de novembro, o Diretor do Branch Sul do PMIRS, Lucas Morales, já havia participado de uma reunião em Bagé, onde o SEBRAE e a Universidade Italiana fizeram uma apresentação do Programa e quando também foram apresentadas algumas ações já planejadas nos eixos prioritários das regiões. No mês de janeiro, o PMIRS deverá reunir-se novamente com o SEBRAE para identificar a forma de participação do nosso Capítulo nas próximas etapas.

Data de publicação: 19 de dezembro de 2017