O escritor Amyr Klink abriu a programação de palestras do IX Seminário de Gerenciamento de Projetos às 9h30 do dia 13.09, dando continuidade ao evento que iniciou entre os dias 11 e 12 com os minicursos e oficinas. Para dar início às atividades nos dois dias, houve uma cerimônia de abertura oficial. A mesa foi formada pelos convidados professor João Dornelles, Pró Reitor de Extensão da PUCRS, representando o Reitor Luiz Ildebrando Pierry, também teve a presença do Coordenador Executivo do PGQP, Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade, de Mauro Sotille, Fundador e Mentor dos Capítulos Brasileiros do PMI, de Kelly Oliveira, presidente do PMI-RS e da coordenadora do evento e diretora de Projetos Especiais do PMI-RS Rejane Audy.

Durante as falas de abertura foram destacadas a urgência de se abordar e aprofundar a reflexão sobre a sustentabilidade - referência ao tema central do evento "Gerenciando Projetos em um Mundo Sustentável", a fim de elaborar soluções diante de tantos desafios, mas também oportunidades considerando o contexto brasileiro. No seu discurso, a presidente do PMI-RS lembrou da relação direta do dia a dia dos profissionais de gerenciamento de projetos com a necessidade de inserir a sustentabilidade neste cotidiano, especialmente diante do momento de desenvolvimento por qual passa o pais.

O navegador e escritor Amyr Klink deu andamento à abertura com uma palestra descontraída, surpreendente e ilustrada por belas fotos de suas expedições. Com uma experiência de 28 anos organizando viagens de barcos à Antártida, Klink mostrou falou sobre planejamento de projetos mostrando iniciativas baseadas na simplicidade, na experiência adquirida com a convivência com as pessoas que vivem no e do mar, na criatividade e na busca por baixos custos.

O empresário não admite o patrocínio dos suas viagens marítimas. E revela que todo o negócio que hoje envolve não só as expedições, mas a construção de embarcações e o desenvolvimentos de tecnologias adequadas a cada objetivo, começou com uma atividade a qual nomeou como voluntária. Característica, aliás, que afirmou distinguir eventos como o IX Seminário de Gerenciamento de Projetos.

Data de publicação: 13 de setembro de 2012
Créditos da Notícia: Assessoria de Imprensa PMI-RS
Créditos das Fotos: Sidnei Schirmer - Foto Rocha