O Painel Institucional, inserido na programação do segundo dia de palestras do IX Seminário de Gerenciamento de Projetos, oportunizou conhecer e discutir atividades de entidades sediadas no TECNOPUC, Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, e com forte atuação de profissionais da área de projetos. O Gestor do TECNOPUC, Luiz Humberto de Mello Villwock, foi o mediador do painel. A organização reúne 5 mil profissionais através de 80 empresas.

O gestor lembrou a importância do desenvolvimento deste capital humano e intelectual, diante da crescente importância da atividade de desenvolvimento tecnológico para o Estado do Rio Grande do Sul. Abaixo confira as iniciativas e direção das demais entidades participantes do Painel.

PMI - Project Management Institute

A instituição foi representada pela presidente do Capítulo Rio Grande do Sul, Kelly Oliveira, que destacou os 43 anos de atuação mundial do PMI e seu surgimento a partir de uma necessidade de profissionais da área de engenharia. Hoje a entidade fornece credenciais, que sinalizam um conjunto de conhecimentos e atestam a experiência de profissionais de diversas áreas atuantes em gestão de projetos e mantém 11 padrões globais de gerenciamento. Kelly separou a atuação do PMI em cinco pilares:

- Investimento em pesquisas. Já foram investidos U$17 milhões de dólares. Um destes esforços resulta, todo o ano, em um levantamento sobre salários e empregos;
- Desenvolvimento de carreiras. A formação de certificações para diferentes perfis e históricos profissionais é uma das ações;
- Ferramentas de aprendizagem. Os cursos e-learning e os eventos, como seminários anuais, treinamentos e palestras são alguns deles.
- Formação de lideranças. - banco de dados, cursos específico;
- Apoio a programas de educação. Através de parcerias com universidades, está envolvida em programas de extensão, pós-graduação, na concessão de bolsas de mestrado e dourado;
- Fornece educação registrada. Promove treinamentos para formação de educadores credenciados;
- Fundação Educacional PMI. Fornece bolsas de estudos e permite que o PMI apoia organizações, outras empresas,
- Promoção da profissão - atua em parceria com empresas para que o PMI possa apoiar o desenvolvimento de profissionais, de acordo com realidade do mercado.

Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica)

O executivo regional, Oscar Kronmeyer, ressaltou o poder alavancador do desenvolvimento da indústria elétrica eletrônica, por ser base de muitos processos produtivos e seu resultado, para justificar a necessidade e importância de aprimorar o capital humano no Estado. Além disso, o representante da Abinne observou o movimento necessário ao qual a entidade está aliada que é o desenvolvimento de tecnologia local.

"Nós precisamos ir além da Lei da Informática que exige a produção ou montagem de produtos no Brasil. Precisamos desenvolver a base tecnológica aqui", defendeu Kronmeyer. E para isso, a entidade está concentrada na promoção de profissionais e iniciativas que formem pessoal mais qualificado. "E o profissional de projetos é essencial nesta etapa que alinha processos e projetos", conclui.

Assespro (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação)

O presidente da entidade que reúne as produtoras de tecnologia da informação,
Reges Antonio Bronzatti, fez questão de começar sua fala revelando a crença na educação como base para o desenvolvimento do setor. A Assespro tem uma atuação política através de 15 regionais espalhadas pelo Brasil que representam 1500 empresas. No Rio Grande do Sul, a organização representa 210 empresas, que reúnem 20 mil colaboradores. Uma das maiores brigas da entidade é que existam mais projetos e que eles possam se concretizar. E um dos maiores gargalos é mão-de-obra. E no Estado, os profissionais que atuam em projetos estão em terceiro lugar entre aqueles que mais faltam dentro das companhias.

Sucesu-RS (Associação de Usuários de Informática e Telecomunicações)

O presidente do Conselho Fiscal e ex-presidente da entidade, Roberto Petry, contou como a Sucesu atua no mercado local há 44 anos. A atuação através de 17 grupos de discussão é uma das estratégias que contribuem para o desenvolvimento de usuários e gestores de tecnologia da informação, objetivo primeiro da instituição.

A organização de fóruns, a maioria com duração de um final de semana, tem a intensão de discutir temas como gestão, ferramentas, tendências e modelos. Entre os assuntos mais abordados em todos eles estão relacionados à falta e a necessidade de qualificar os profissionais. Algumas ações práticas conectadas às ideias e conhecimentos compartilhadas é a publicação de um anuário e de parceiras com organizações que objetivam a formação de pessoas.

Data de publicação: 14 de setembro de 2012
Fonte: Assessoria de Imprensa PMI-RS
Créditos das Fotos: Sidnei Schirmer-Foto Rocha