O Doutor Eric Charles Henri Dorion, que atualmente atua como Cônsul Honorário do Canadá em Porto Alegre, mas é professor e lidera um grupo de pesquisa multidisciplinar em competitividade e Inovação, foi um dos palestrantes da tarde de 13.09, dia de encerramento do X Seminário de Gerenciamento de Projetos do PMI-RS. Dorion proferiu uma palestra sobre a importância de se pensar o gerenciamento de projetos para além das ferramentas e práticas conhecidas

Segundo o especialista, esse é apenas o primeiro estágio da atividade, já que as noções básicas e as certificações são importadas. "Pensar o gerenciamento de projetos para além disso significa nos defrontarmos com problemas que a própria prática nos traz e adaptá-los para determinada realidade", justifica.

Maneiras de se desenvolver a área dessa forma seria investir em pesquisa acadêmicas sobre o tema e considerar que é um assunto transdisciplinar, argumenta o Cônsul. O professor faz referência ao sociólogo Edgar Morrin, lembrando que a nossa era é marcada pela complexidade e teríamos que considerar isso no estudo do gerenciamento de projetos enquanto disciplina. Incluir o tema em trabalhos de pesquisa universitários em diferentes áreas seria uma forma de provocar esse novo estágio de pensamento sobre o tema e de evolução na prática da atividade.

Data de publicação: 13 de setembro de 2013
Créditos das Fotos: José Luiz Rocha