A metodologia Project Model Canvas (PMC) foi apresentada pelo especialista José Finocchio Jr. durante a abertura do último dia do 9° Ciclo de Palestras da Serra Gaúcha do PMI-RS, com uma programação formada por outras apresentações como sobre gerenciamento de riscos, gerenciamento de Projetos Colaborativos e Equipes Distribuídas e apresentação do case da Keko – Acessórios Automotivos.

Na palestra de abertura, Finnochio Jr apresentou o PMC, apontado como uma forte tendência no gerenciamento de projetos, mas ainda muito identificada a empresas inovadoras, especialmente pela desburocratização que propõe. O resultado de uma sessão de criação do Canvas é que todos os envolvidos no projeto saem com a lógica dele compreendida. É exatamente como se chega a esse resultado que diferencia o PMC de outras metodologias mais tradicionais. Finnochio Jr.

“Começa com uma folha em branco onde todos fazem o plano do projeto em conjunto, seguindo uma sequência estruturada de pensamento, resultando na construção de um mapa estratégico”. É através de um painel visual com indicadores de desempenho que se espera construir o modelo mental do projeto. Segundo o especialista, o modelo mental deve ser forte para iniciar um projeto, e lembra que empresas como Microsoft, Apple e Facebook nasceram antes de um plano de negócio, mas já existiam como modelo mental.

Para mais informações, acesse http://www.pmcanvas.com.br/

Data de publicação: 07 de junho de 2014
Créditos das Fotos: Fausto Pes