O diretor do Grupo de Práticas de Projetos do Escritório de Serviços de Projetos das Nações Unidas, Ricardo Vargas, e o especialista em gerenciamento de projetos e autor do livro “Fundamentos de Gerenciamento de Projetos”, José Finocchio, ministraram o workshop “PMDome” na segunda-feira, 14, durante o 12º Seminário de Gerenciamento de Projetos, promovido pelo PMI-RS (Project Management Institute) no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

O workshop, desenvolvido por Vargas e Finocchio, foi reconhecido como melhor solução de gerenciamento de projetos do mundo e é a primeira vez que é ministrado na região Sul do País. O PMDome permite que os participantes entendam na prática como o gerenciamento de projetos garante resultados mais efetivos. “Ele é bastante dinâmico e prático. Apresentamos o planejamento, a execução, avaliação de riscos, definições de escopo e responsabilidades. É um grande prazer poder trazer o PMDome para a região Sul e conseguir unir com o seminário. Os trabalhos de  gerenciamento de projetos no Sul são muito relevantes e esta interatividade levanta novas oportunidades e perspectivas”, afirma o diretor do Grupo de Práticas de Projetos do Escritório de Serviços de Projetos das Nações Unidas. 

Outros workshops foram realizados nos dois primeiros dias de evento. Na terça-feira, 15, Ricardo Vargas também ministrou o workshop “PMRank”, que permitiu que os participantes vivenciassem na prática os modelos de tomada de decisão para selecionar projetos adequados aos objetivos estratégicos empresariais. Durante o treinamento, foram abordados diversos pontos que influenciam no planejamento e na tomada de decisão das empresas, como a tecnologia e volatilidade.

Outros temas abordados nas oficinas foram “Indicadores e Dashboard de Controle no MS-Project e apresentação de Case”. O ministrante da capacitação, que abordou como um bom planejamento e cumprimento de prazos podem facilitar o alcance de objetivos, foi o diretor da Ely Projetos, Alexandre Ely. A analista de Perfil Comportamental, Elisete Pagano, ministrou outro workshop voltado ao comportamento profissional e o relacionamento interno das empresas, cujo tema foi “Espelho, espelho meu: desatando os nós nas relações e retomando o poder do eu nas organizações”. E Joel Rocco realizou o treinamento "Apresentações ágeis e comunicação moderna: oportunidade de projeção profissional”. O palestrante desmembrou sua apresentação em quatro aspectos: a mensagem, as construções dos slides, comunicação oratória, e a preparação emocional de quem transmite o conteúdo.

 Sobre o Seminário de Gerenciamento de Projetos

O maior evento da área no Brasil acontece anualmente desde 2003. O Seminário é uma das ações do escopo de estratégias do Capítulo Sul do PMI-RS para disseminar e desenvolver as melhores práticas em gerenciamento de projetos.O tema do evento deste ano, sugerido por filiado do PMI-RS será “Estratégia, agilidade e negócios: os novos desafios do gerente de projetos”. A partir dele, são definidos os workshops, que acontecerão nos dias 14 e 15 de setembro, assim como as palestras e painéis do Seminário, que ocorrem entre 16 e 17 de setembro, no Centro de Eventos da PUCRS.

Informações completas no site www.seminario.pmirs.org.br e acompanhe o Seminário Pmi-rs nas redes sociais durante a cobertura full time. Aproveite e compartilhe com a hashtag #seminariopmirs                                                          

 

Data de publicação: 16 de setembro de 2015