O PMIRS colocou a Certificação PMI-ACP® no centro do debate durante a edição deste ano do Certifique-se, evento desenvolvido no ano passado com o objetivo de abordar as certificações do PMI.  Na ocasião, os dois primeiros certificados gaúchos, que hoje fazem parte de um grupo de apenas 144 profissionais que detém a credencial no país e aproximadamente 8 mil no mundo todo, compartilharam suas experiências e os desafios em conquistar e manter certificação: Rafael Prikladnicki, atualmente diretor do Tecnopuc, e Felipe Plets, CEO da Menvia, startup voltada à internet das coisas.  
 
Durante sua apresentação, Prikladnicki enfatizou a importância, para profissionais que desejam se certificar,  de participar de projetos ágeis. Não, necessariamente, estar gestor de projetos, mas sim, integrante de equipes. Segundo ele, essa experiência prática é fundamental para se sair bem durante o exame de certificação. Outros aspectos predominantes na prova são globalização, cultura organizacional e pensamento sistêmico. 
 
Felipe Plets abordou bastante a questão cultural durante sua palestra e dividiu momentos de sua carreira que mostraram que muitos dos desafios da aplicação de métodos ágeis durante o gerenciamento de projetos começam ai. Na sua visão, a filosofia que permeia os métodos ágeis tem uma ligação muito grande com a forma como ele é aplicado, considerando a cultura das pessoas envolvidas. Segundo sua experiência, o brasileiro leva vantagem na sua aplicação pois é culturalmente mais aberto a processos holísticos e à mudança.  
 
Sobre a certificação PMI-ACP®: reconhece a competência e o conhecimento específico do profissional na aplicação de práticas ágeis em seus projetos, e na demonstração de sua versatilidade profissional através de ferramentas e técnicas ágeis. Além disso, a certificação PMI-ACP® carrega um alto nível de credibilidade profissional, pois requer uma combinação de treinamento ágil, experiência de trabalho em projetos ágeis e o exame sobre os princípios ágeis, práticas, ferramentas e técnicas. Essa certificação global também apoia no atendimento às necessidades das organizações que contam com profissionais de projeto para aplicar uma variada gama de métodos para o gerenciamento de projetos.
 
Saiba tudo sobre o exame e sobre a Certificação PMI-ACP® aqui.
 
Relembre a primeira edição do evento, que abordou a Professional in Business Analysis (PMI-PBA®) aqui.
Data de publicação: 19 de setembro de 2016