O evento foi organizado pelo PMIRS em parceria com o Grupo Gurias na TI ou WIT (Women in IT Inspiring) e teve participação e incentivo especial de uma das Mantenedoras, a Solluzione, na figura de Sílvia Somenzi. Além da apresentação sobre o PMI a uma plateia diversa, formada por mais de 100 pessoas, Maria Luiza Malvezzi, Assessora de Planejamento do Hospital de Clínicas apresentou a concepção do WIT, seguindo um movimento mundial de liderança feminina. O grupo existe há pouco mais de um ano e é formado por quinze mulheres. Entre os seus objetivos estão: compartilhar experiências, fortalecer a importância do profissional feminino, testemunhar melhores práticas de gestão e relacionamento, orientar a evolução de carreira, fomentar o empreendedorismo, divulgar e organizar eventos.

O PMDay seguiu com a palestra da sócia-diretora da Solluzione, Sílvia Somenzi. A empresária compartilhou sua trajetória e apontou alguns desafios em liderar, considerando seus aprendizados, como: só depende de cada um fazer acontecer; é um universo totalmente novo e incerto; é preciso ter determinação, superando a si mesmo; é necessário ir mudando para avançar; as tomadas de decisões são difíceis; saber as oportunidades de se relacionar; nunca desistir e se manter motivado.

A primeira VP da Assespro na história da entidade, Letícia Batistela, foi outra palestrante. Advogada, CEO da LB Consultoria, palestrou sobre o tema "um universo masculino, desviando barreiras e criando uma força complementar" e compartilhou ideias e experiências sobre posicionamento, enquanto mulher e líder, para ocupar espaços tradicionalmente masculinos. Disse que a mulher tem papel essencial nisso. Destacou a questão e importância da complementariedade dos papéis do homem e da mulher também no ambiente de trabalho.

Rita Tomilin foi a última palestrante da tarde. Ela falou sobre mulheres na liderança em organizações não-governamentais, já que é VP do PMIRS, onde é voluntária, e Gerente de Projetos em outra ONG global, que é a WRI. Rita trouxe números que mostram a disparidade entre homens e mulheres nesse segmento, mostrando que, apesar da forte presença de mulheres nos quadros de trabalho e de liderança, em diretorias e conselhos, os salários dos homens ainda são superiores. Também trouxe estudos mostrando que quando os orçamentos nessas organizações aumentam, a presença de mulheres cai.

O evento encerrou com um painel de debates. A mediação foi de Maria Luiza Malvezzi, Assessora de Planejamento do Hospital de Clínicas. Os participantes foram Debora Roesler, Diretora Executiva de TI da GETNET, Gabriela Braataz, Diretora Comercial Startech e Marcelo Violento, Diretor Regional da IBM.

Data de publicação: 09 de novembro de 2017