Entre os meses de setembro e dezembro de 2017, 301 profissionais de organizações brasileiras responderam à pesquisa que buscou mostrar, através de diversos indicadores, o nível de maturidade das organizações às quais os profissionais respondentes representam. O questionário ficou disponível gratuitamente no site www.maturityresearch.com.

Da Região Sul, participaram 67 profissionais atuantes em empresas privadas, públicas e do terceiro setor. Os dados fornecidos são oriundos de um total de 1.340 projetos. O resultado final apresentado mostrou uma maturidade média de 2,48 para o grupo de profissionais da região, levemente inferior à média nacional global, que foi de 2,59.

As informações apresentadas são consideradas fundamentais para as organizações que desejam melhorar seu desempenho: organizações de alto desempenho apresentam quase o dobro de sucesso total quando comparadas com as de baixo desempenho. E, principalmente, organizações de alto desempenho possuem índice de fracasso quase
11 vezes menor que as de baixo desempenho. Uma estratégia que mire o alto desempenho permitirá enormes benefícios, incluindo profundo corte nos prejuízos por estouro de custos. Infelizmente, 56% das organizações que participaram da pesquisa apresentaram indicadores que apontaram para um baixo desempenho.

O resultado geral da pesquisa pode ser notado no gráfico Nível de Desempenho e Sucesso.




Os resultados completos da pesquisa realizada em 2017 podem ser acessados pelo link.

Além da publicação da pesquisa anualmente, o site oportuniza avaliar, de forma gratuita, a maturidade em Gerenciamento de Projetos de empresas privadas, autarquias, órgãos de governo e terceiro setor. O resultado é fornecido imediatamente após o preenchimento do questionário. Para acessar, é preciso clicar no link.
Data de publicação: 28 de fevereiro de 2018