Estar preparado para sua certificação requer muito esforço e principalmente muita organização. Você está pronto para ser um profissional certificado?

Gerenciamento de Projetos é uma das áreas que mais cresce no mercado de trabalho global e as pesquisas apontam que isso deve continuar em crescente pelos próximos anos.

Um dos principais motivadores para isso é que os negócios ao redor do mundo precisam de projetos para atingir os seus objetivos estratégicos.

Um quinto do PIB mundial (US$ 12 trilhões) é investido em projetos. Como muitos profissionais qualificados deixam de trabalhar, ou logo o farão, por conta da aposentadoria – somente no Brasil, esse valor representa 30% da força de trabalho em 2015 - há uma grande demanda por gerentes de projetos experientes. Tanto assim que 4,5 trilhões do PIB total está em risco, e a lacuna de talentos está se ampliando.

Para atingir o sucesso nos projetos, nada mais óbvio do que colocar profissionais capacitados para gerenciá-los.

E é bem difícil pessoas que são, simplesmente, transformadas da noite para o dia em gerentes de projetos.

Geralmente o profissional começar a gerenciar projetos sem ter uma função formal de profissional de projetos. Recebe-se a responsabilidade para, somente após comprovar a sua eficiência na função, receber o cargo.

A capacitação é fundamental nesse momento, pois com cursos na área você poderá formalizar e comprovar ter conhecimento sobre a teoria que envolve o gerenciamento de projetos.

Se você já está trabalhando e percebeu que há a possibilidade de migrar para uma área onde possa trabalhar com projetos e desenvolver uma carreira como gerente de projetos futuramente na sua empresa, ótimo. Descubra o que é necessário para ocupar essa função e dê tudo de si.

Se você já ocupa uma função de profissional de gerenciamento de projetos, seja como analista, líder ou gerente de projetos e está focado na sua carreira nesta área, então talvez seu foco esteja em se qualificar mais para ser um profissional capaz de lidar com os mais diversos desafios que gerenciar projetos pode lhe trazer.

E olhar para as certificações do PMI é quase um caminho natural quando se pensa em qualificação. Você estuda, se prepara e constrói sua experiência na área com muito esforço e dedicação, então nada melhor do que comprovar esse conhecimento com uma certificação reconhecida internacionalmente.

O PMI oferece um programa completo de certificações para profissionais de projetos de todos os níveis de escolaridade e de qualificação o qual, atualmente, é constituído por oito certificações que comprovam não somente o empenho do profissional em sua carreira quanto sua perícia por meio de disciplina, educação, experiência e competência certificadas.

Independentemente do estágio em que você se encontra na sua carreira, o PMI tem uma certificação para você.

Então fique atento em nossa agenda e em nossas redes sociais, pois em breve você saberá mais sobre os cursos preparatórios para tornar-se um profissional certificado pelo PMI, organizados pelo PMI Rio Grande do Sul.

Sobre o autor: William Meller
Data de publicação: 14 de fevereiro de 2017