RSS PMI-RS Notícias de PMI-RS Wed, 22 Nov 2017 20:25:10 -0200 Wed, 22 Nov 2017 20:25:10 -0200 Zend_Feed_Writer 1.12.11 (http://framework.zend.com) http://pmirs.org.br/rss Experiências e cases de sucesso foram compartilhados no GPjr Sul Sun, 19 Nov 2017 22:02:09 -0200 http://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/370/?experiencias-e-cases-de-sucesso-foram-compartilhados-no-gpjr-sul.html http://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/370/?experiencias-e-cases-de-sucesso-foram-compartilhados-no-gpjr-sul.html Com aproximadamente 70 empresários juniores, o GPjr Sul foi marcado pela interação entre os palestrantes e estudantes no dia 11.11 na Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Durante o evento aconteceram palestras, rodas de conversa, oficinas e premiação de melhores cases entre as empresas juniores.

Entre os convidados estava o Igor Moura, que atua no time da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior) com formação de lideranças. Segundo o jovem, o evento foi marcado pela multidisciplinaridade e troca de conhecimentos. “Foram apresentados cases de sucesso, discussões sobre competências de mercado com uma visão sistêmica. Houve muita troca de ideias entre palestrantes, empresários juniores e suas empresas, o que ajuda os estudantes a terem referências para suas carreiras profissionais”, conclui Igor.

O GPjr Sul contou com a participação e apoio do PMIRS, através do participação do presidente Fábio Giordani e do diretor de educação Juliano Freitas. Eles integraram a programação. Com o apoio da Brasil Júnior, do NEJPOA (Núcleo de Empresas Juniores de Porto Alegre) e da Federação de Empresas Juniores do Rio Grande do Sul (FEJERS), o evento teve o Bancorbrás e a CNTur como mantenedores.


Melhores cases
Em Porto Alegre foram eleitos dois melhores cases, que apresentam boas práticas em gerenciamento de projetos por empresas juniores da região. Os vencedores foram a Global Jr ESPM Sul e PS Júnior. Essa premiação faz parte das ações do GPjr em incentivar a aplicação de áreas de conhecimento do Guia de Conhecimento PMBOK, bem como uso de metodologias ágeis de projetos.

Sobre GPjr

O GPjr surgiu em 2015, sendo um projeto sócio-empresarial desenvolvido pela empresa EPM Consultoria (www.epmconsultotia.com). Com o objetivo de levar conhecimento das boas práticas em gerenciamento de projetos para empresários juniores do Brasil, a partir do Guia de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto (PMBOK®) que é a referência bibliográfica em GP (gerenciamento de projetos) mais difundida no mundo. O evento tem o compromisso de dar acesso, aos empresários juniores, a boas práticas com competências e habilidades gerenciais a fim de propor, embasar, executar e nortear o futuro de projetos no território nacional, seja o profissional da área pública ou privada.

]]>
PMDay Mulheres na Liderança inovou ao abordar o tema Thu, 09 Nov 2017 16:19:54 -0200 http://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/368/?pmday-mulheres-na-lideranca-inovou-ao-abordar-o-tema.html http://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/368/?pmday-mulheres-na-lideranca-inovou-ao-abordar-o-tema.html O evento foi organizado pelo PMIRS em parceria com o Grupo Gurias na TI ou WIT (Women in IT Inspiring) e teve participação e incentivo especial de uma das Mantenedoras, a Solluzione, na figura de Sílvia Somenzi. Além da apresentação sobre o PMI a uma plateia diversa, formada por mais de 100 pessoas, Maria Luiza Malvezzi, Assessora de Planejamento do Hospital de Clínicas apresentou a concepção do WIT, seguindo um movimento mundial de liderança feminina. O grupo existe há pouco mais de um ano e é formado por quinze mulheres. Entre os seus objetivos estão: compartilhar experiências, fortalecer a importância do profissional feminino, testemunhar melhores práticas de gestão e relacionamento, orientar a evolução de carreira, fomentar o empreendedorismo, divulgar e organizar eventos.

O PMDay seguiu com a palestra da sócia-diretora da Solluzione, Sílvia Somenzi. A empresária compartilhou sua trajetória e apontou alguns desafios em liderar, considerando seus aprendizados, como: só depende de cada um fazer acontecer; é um universo totalmente novo e incerto; é preciso ter determinação, superando a si mesmo; é necessário ir mudando para avançar; as tomadas de decisões são difíceis; saber as oportunidades de se relacionar; nunca desistir e se manter motivado.

A primeira VP da Assespro na história da entidade, Letícia Batistela, foi outra palestrante. Advogada, CEO da LB Consultoria, palestrou sobre o tema "um universo masculino, desviando barreiras e criando uma força complementar" e compartilhou ideias e experiências sobre posicionamento, enquanto mulher e líder, para ocupar espaços tradicionalmente masculinos. Disse que a mulher tem papel essencial nisso. Destacou a questão e importância da complementariedade dos papéis do homem e da mulher também no ambiente de trabalho.

Rita Tomilin foi a última palestrante da tarde. Ela falou sobre mulheres na liderança em organizações não-governamentais, já que é VP do PMIRS, onde é voluntária, e Gerente de Projetos em outra ONG global, que é a WRI. Rita trouxe números que mostram a disparidade entre homens e mulheres nesse segmento, mostrando que, apesar da forte presença de mulheres nos quadros de trabalho e de liderança, em diretorias e conselhos, os salários dos homens ainda são superiores. Também trouxe estudos mostrando que quando os orçamentos nessas organizações aumentam, a presença de mulheres cai.

O evento encerrou com um painel de debates. A mediação foi de Maria Luiza Malvezzi, Assessora de Planejamento do Hospital de Clínicas. Os participantes foram Debora Roesler, Diretora Executiva de TI da GETNET, Gabriela Braataz, Diretora Comercial Startech e Marcelo Violento, Diretor Regional da IBM.

]]>
Núcleo Jovem do PMIRS é lançado Tue, 31 Oct 2017 17:34:28 -0200 http://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/367/?nucleo-jovem-do-pmirs-e-lancado.html http://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/367/?nucleo-jovem-do-pmirs-e-lancado.html Durante o 14º Congresso de Gerenciamento de Projetos do PMIRS, que aconteceu entre os dias 18 e 21 de outubro, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, o PMIRS apresentou mais uma inovação: seu Núcleo Jovem.


A ideia é de inclusão e empoderamento de jovens entre 15 e 23 anos dentro do capítulo. A criação do Núcleo Jovem simboliza a entrega de um projeto incluído no programa chamado de “GPs do Futuro”, e que será liderado pela diretoria de Projetos Sociais. A iniciativa visa a formação completa de novos profissionais dentro do PMI.


De acordo o diretor Fernando Bartelle, esse trabalho é muito pautado em levar o Gerenciamento de Projetos à realidade atual dos jovens, para que possam ser trazidos para a vivência da área, através do convívio e da mentoria de profissionais experientes.

A primeira etapa desse programa é justamente a criação do Núcleo Jovem, que tem como objetivo levar o conhecimento até o jovem. “Essa é a grande diferença desse projeto e do programa”, relata Bartelle. Ele explica que a ação está alinhada aos programas educacionais do PMI que são fomentados pelo PMIef através de três frentes: qualificação em projetos, bolsas e prêmios, trabalho com juventude, principalmente, ensino fundamental, e trabalho com ONGs, fundações e outras instituições sem fins lucrativos, para dar de volta à sociedade.

]]>
PMIRS é novamente premiado Tue, 31 Oct 2017 17:30:57 -0200 http://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/366/?pmirs-e-novamente-premiado.html http://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/366/?pmirs-e-novamente-premiado.html A edição de 2017 da edição norte-americana do Encontro de Liderança do PMI – o PMI® Leadership Institute Meeting 2017 — North America, que aconteceu entre os dias 27 e 28 de outubro, foi, mais uma vez, marcada pela participação do PMIRS. O capítulo foi considerado um dos quatro melhores na sua categoria, com 300 a 1000 filiados, pelo trabalho realizado no ano passado. Anteriormente, o PMIRS havia recebido o prêmio de melhor capítulo do ano pelo trabalho realizado em 2014.

O PMIRS foi representado, durante a premiação, pelo presidente na gestão de 2016, Thiago Regal. Além disso, foi acompanhado pelo atual presidente, Fábio Giordani, pelos VPs Marco Kappel Ribeiro e Alex Rosa, pelo diretor Fernando Bartelle, e pelo conselheiro, Rogério Severo.


Além de terem participado da cerimônia, os filiados também integraram atividades como congressistas e palestrantes. Alex, Fernando, Rogério e Thiago (esses dois escreveram um trabalho em parceria com o conselheiro Samuel Dall’Agnol) apresentaram artigos sobre trabalhos desenvolvidos no PMIRS. Participação desta edição do LIM mais de 1000 pessoas de 230 capítulos e 56 países. 

]]>
Prêmio Projeto do Ano vai para Lamb e Sicredi Tue, 24 Oct 2017 16:44:28 -0200 http://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/365/?premio-projeto-do-ano-vai-para-lamb-e-sicredi.html http://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/365/?premio-projeto-do-ano-vai-para-lamb-e-sicredi.html O Capítulo Rio Grande do Sul do Project Managemente Institute (PMIRS) realizou a primeira edição do Prêmio Projeto do Ano, inspirado na premiação anual concedida internacionalmente pelo PMI Global. O concurso abriu inscrições no final do mês de junho para organizações de todos os portes e setores de atuação com sede no Rio Grande do Sul. Foram inscritos projetos de organizações como Concresul, Lojas Renner, Previsul Seguradora e Secretaria Estadual de Obras, Saneamento e Habitação, além dos projetos vencedores –  da Lamb Construções e Engenharia e o Banco Sicredi. O corpo de jurados foi formado por membros da Diretoria Executiva e Conselhos Fiscais e Consultivo do PMIRS, profissionais especialistas em gerenciamento de projetos, com experiências em diferentes áreas.

A premiação teve o objetivo de reconhecer empresas, organizações ou instituições que, por suas contribuições excepcionais, demonstraram liderança e iniciativa no avanço dos conceitos, técnicas, práticas e teorias da disciplina de Gerenciamento de Projetos, assim como se utilizaram das melhores práticas e ferramentas em sua gestão, obtiveram resultados organizacionais superiores e geraram impactos positivos à comunidade.

Com o projeto “Copelmi – SSM”, dirigido pelo diretor Júlio Cesar Lamb, a Lamb Construção e Engenharia levou um dos prêmios do Projeto do Ano, concedido e anunciado pelo PMIRS na manhã de 20 de outubro, durante o 14º Congresso de Gerenciamento de Projetos organizado pela instituição, que aconteceu entre os dias 19 e 21 de outubro, no Centro de Eventos da PUCRS em Porto Alegre.

O objetivo do projeto Copelmi – SSM foi a elaboração de projetos executivos, planejamento, suprimentos, execução e montagem das obras para a Implantação do Projeto Seival Sul Mineração, uma unidade de processamento de carvão com capacidade de 2.800.000,00 toneladas por ano para atendimento da usina termoelétrica PampaSul.

O Banco Cooperativo Sicredi foi premiado pelo projeto “Migração Cartão Transação”, tendo Susana Oliveira Marques como Gerente de Projeto. O projeto tem como objetivo realizar a migração sistêmica de cartões transação de acesso à conta-corrente para cartões de débito MasterCard, possibilitando um acréscimo na segurança de transações e minimizando riscos de ataques e fraudes.


Informações completas sobre a premiação estão no site 
www.pmirs.org.br/projetodoano.

]]>
14o Congresso de Gerenciamento de Projetos apresentou programação diversa Tue, 24 Oct 2017 15:12:58 -0200 http://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/364/?14o-congresso-de-gerenciamento-de-projetos-apresentou-programacao-diversa.html http://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/364/?14o-congresso-de-gerenciamento-de-projetos-apresentou-programacao-diversa.html Liderança, PMO, Startups, MBAs, Gestão pública. Foi através de discussões sobre assuntos como esses, além da apresentação de cases e wokshops, que o tema central proposto para a 14a edição do Congresso de Gerenciamento de Projetos do PMIRS, A vivência da gestão de projetos e a sinergia de suas abordagens, foi debatido. O maior evento realizado pelo Capítulo, e referência no País, ocorreu com a participação de mais de 650 profissionais de diversas áreas e organizações do Estado. A programação de workshops, que ocorreu nos dias 18,19 e 21 de outubro, contou com tópicos como neurolinguística aplicada em liderança, equipes e gestão; avaliação econômica e gestão de riscos em projetos; TAKT PM; e Feedback para Gestores de Projetos.   

Nesta edição, os dois keynotes palestraram sobre liderança. O tema foi abordado de maneira inovadora pelo mexicano Manoel Bogado, na abertura, e pelo Coronel de Cavalaria do Exército Brasileiro, Luis Claudio Romaguera Pontes, no encerramento. Bogado ajudou os congressistas a entenderem a definição de liderança e a importância no cenário atual e do Triângulo de Talentos do PMI. Romaguera demonstrou liderança ao contar sua experiência na condução das tropas brasileiras que conduziram, por treze anos, a missão de paz da ONU no Haiti.

Temas tradicionais no evento, como por exemplo, PMO e metodologias ágeis, foram somados ao universo dos MBAs, das Startups, ao contexto dos clubes esportivos e à gestão pública, que já vem sendo abordadas nas últimas edições. Profissionais de destaque nacional também marcaram presença, como Américo Pinto e José Finocchio Júnior.

 

]]>
14º Congresso de Gerenciamento de Projetos do PMIRS acontece nesta semana Mon, 16 Oct 2017 18:37:18 -0200 http://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/362/?14o-congresso-de-gerenciamento-de-projetos-do-pmirs-acontece-nesta-semana.html http://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/362/?14o-congresso-de-gerenciamento-de-projetos-do-pmirs-acontece-nesta-semana.html O 14º Congresso de Gerenciamento de Projetos do PMIRS ocorrerá nos dias 19, 20 e 21 de outubro, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre. O tema central desta edição é “A vivência da gestão de projetos e a sinergia de suas abordagens”. Um dos temas recorrentes, inclusive nas palestras de abertura e encerramento, será liderança. Outro assunto, que será abordado de diversas formas, será os Escritório de Gerenciamento de Projetos, ou PMO.

Informações e inscrições para o evento podem ser feitos pelo site www.congresso.pmirs.org.br . A programação completa está no link.

A palestra de abertura será sobre a Liderança, uma das bases fundamentais do triângulo de talentos do PMI, considerado o triple do desenvolvimento profissional futuro do gerente de projetos. O assunto será abordado pelo mexicano Manuel Bogado, dia 19/10 às 9h15.

Na apresentação será explorado por que o desenvolvimento de Liderança é determinante para o sucesso dos projetos, sejam eles profissionais ou pessoais.  O que significa realmente liderança e como podemos construi-la nas nossas vidas e nas nossas gestões de projetos? Os participantes receberão uma “Caixa de Pensamento” chamada “Os 4 Reinos da Liderança”, que facilitará a compreensão de como percorrer o fascinante caminho da Liderança e da Auto-Liderança.

O tema também será explorado pelo outro keynote speaker, no encerramento da programação de palestras, 20 de outubro, às 17h, Coronel Romaguera, que liderou o projeto do Exército Brasileiro na missão de paz no Haiti. Com a paletra “Gestão e Liderança em terra de conflitos”, o palestrante deve contar sobre a missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), considerado case de sucesso, tanto para a ONU, quanto para o Brasil.

O tema liderança será aborado através de um grande projeto que deu certo: a missão teve início em 30 de abril de 2004 e encerrou sua atividade em 15 de outubro de 2017. O Coronel apresentará os motivos desse sucesso, já que um dos importantes fatores foi o excepcional desempenho das tropas brasileiras. Além disso, contará a sua singular experiência pessoal e profissional, narrando desde o recebimento da notícia até a saída dos últimos militares. Tudo conectando com pautas ligadas ao gerenciamento de projetos, com ênfase na liderança, definição de escopo, gerenciamento de risco, superação de conflitos e planejamento.

]]>
Um dia para ser lembrado Mon, 16 Oct 2017 15:50:41 -0200 http://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/361/?um-dia-para-ser-lembrado.html http://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/361/?um-dia-para-ser-lembrado.html Durante o 9º Congresso Regional de Gestão, Projetos e Lideranças, organizado pelo Capítulo Ceará do PMI, o Diretor de Projetos Sociais e Liaison PMIef (Project Management Institute Educational Foundation) no PMIRS, Fernando Bartelle, viajou a convite do Liaison PMIef no PMI-Ceará, Rodrigo de Oliveira, em uma parceria entre os dois capítulos alinhada com a missão do PMIef.

Na manhã de 30 de setembro, Fernando ministrou um workshop sobre Gestão de Projetos para 45 membros de 17 diferentes ONGs, utilizando recursos do PMIef como o Skills for Life, o Managing Life’s Projects e o Desafio da Torre, além de materiais especialmente desenvolvidos para o evento. A missão do PMIEF é Inspirar e empoderar pessoas para atingirem seu potencial e transformar suas vidas e de suas comunidades através do uso de conhecimento em gerenciamento de projetos.

À tarde, foi a vez de conversar com 170 alunos da rede pública de ensino. Em uma abordagem lúdica, em apresentação montada especialmente para o público usando as fontes do PMIef, Fernando conseguiu despertar e manter a atenção dos jovens por quase duas horas. Ao final do evento, o feedback espontâneo de alguns alunos e a pesquisa de avaliação conduzida pelo PMI-CE mostraram resultados excelentes.

Separados por um voo de 5,5 horas, Fernando e Rodrigo (apoiados pelos capítulos PMI-CE e PMIRS) dividiam uma visão e planejaram o evento por meses. Em um único dia, mais de 200 pessoas foram impactadas diretamente pelas ações. Outros voluntários que ajudaram nessa ação foram Maíra Suspiro e Marcos Hirano (PMI-CE).

]]>
PMDay PMO debateu ambiente colaborativo e ágil Fri, 29 Sep 2017 17:42:36 -0300 http://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/358/?pmday-pmo-debateu-ambiente-colaborativo-e-agil.html http://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/358/?pmday-pmo-debateu-ambiente-colaborativo-e-agil.html Os desafios culturais ocuparam o centro das discussões durante o PMDay PMO, que aconteceu na tarde de 28/09, no Global Tecnopuc. A programação, formada por quatro palestras, abordou temas como os desafios do impacto da cultura na colaboração e agilidade em projetos, o desenvolvimento organizacional nesse sentido, a influência do mindset ágil nas estruturas de PMO, e o papel do profissional na transformação ágil, que foi explorado através de um case da AGCO, maior empresa do mundo de maquinário agrícola, pelo responsável pelo PMO Global IT da AGCO, Juarez Poleto Jr. No final da tarde, foi realizado um painel de debates com os palestrantes e público.


O Diretor de Eventos Estratégicos do PMIRS, Luiz Adriano Ferreira, fez a palestra de abertura contextualizando a importância da cultura da mudança e da complexidade nas organizações. Ele ressaltou que, nesse contexto, é essencial considerar a relação entre pessoas, tecnologia e processos. Luiz citou diversas pesquisas, feitas na área do gerenciamento de projetos e com equipes de Escritórios de Projetos, atestando que questões culturais que não foram tratadas adequadamente representam um dos principais desafios da implantação de PMOs. O palestrante também lembrou que a cultura do gerenciamento de projetos vai ser deparada com a cultura das pessoas, de nacionalidades diferentes, da organização e dos diversos grupos de profissionais que atuam em uma empresa e projeto. Por tudo isso, estabelecer confiança é um  dos principais requisitos.

A pesquisadora e coach Elisete Pagano mostrou como é importante e possível desenvolver um ambiente e comportamento colaborativo. Para isso, a estratégia é conseguir que as pessoas certas colaborem nos projetos certos. Mas até conseguir isso, é preciso tabalhar alguns elementos nas organizações, observa a pesquisadora, que citou quatro barreiras que se opõem à colaboração: pessoas indispostas a buscar a colaboração fora da sua unidade, retenção intencional de informações incapacidade de encontrar informações e pessoas problemas de transferência de conhecimentos, relacionadas à questão da confiança entre as equipes.

Para que um ambiente tenda a ser colaborativo, a quantidade e a influência de pessoas colaborativas é fundamental. Caso contrário, a colaboração tende a ser conflituosa e sem resultados. Se acontece isso, está faltando líderes colaborativos que possam influenciar a própria cultura, acredita Elisete. "É essencial o desempenho de líderes colaborativos, já que o nosso temperamento influencia na construção da colaboração", ressalta.

Outro palestrante que explorou a promoção da colaboração foi o especialista Fábio Cruz, que relacionou um mindset ágil nas organizações com PMO com a promoção de ambientes ágeis.  Cruz ressaltou que um dos caminhos para isso são os três pilares do PMO: transparência, inspeção e adaptação. Além disso, para que um Escritório de Projetos seja ágil a gestão deve ser distribuída (com o empoderamento das pessoas e com a divisão de responsabilidades); deve existir o planejamento de um período de trabalho, ou seja, um funil de priorização; e os times devem trabalhar de uma forma auto-organizada.

]]>
Núcleo Noroeste realiza 1º Ciclo de Palestras Tue, 26 Sep 2017 17:22:48 -0300 http://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/357/?nucleo-noroeste-realiza-1o-ciclo-de-palestras.html http://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/357/?nucleo-noroeste-realiza-1o-ciclo-de-palestras.html No dia 16 de setembro de 2017, em Passo Fundo, ocorreu a primeira edição do Ciclo de Palestras do Núcleo Noroeste do PMIRS. O evento foi realizado no auditório ICEG da Universidade de Passo Fundo e teve como tema central Sustentabilidade e Tendências em Gerenciamento de Projetos”.

O Ciclo de Palestras teve uma programação formada por temas diversos e troca de experiências. O primeiro palestrante foi Leandro Vignochi, PMP, PRINCE2, MBA, membro do conselho consultivo do PMIRS e diretor na Exitus Gestão de Projetos e Processos, que falou sobre as novidades do PMBOK 6ª edição. Outra apresentação foi do professor de Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos, PMP, CSM (DXC), Guilherme Souto, que abordou o tema exponencialidade das empresas e o papel do Gestor de Projetos nessa nova tendência.

A tarde continuou com a palestra oferecida por Janaína Rafaela Rosa, gestora empresarial e Master Coach, com o tema: Comportamentos para o sucesso na Gestão de Projetos. A programação teve andamento com Cesar Dal Maso, consultor empresarial, professor de Pós-Graduação, autor de livros e Ph.D. Ele compartilhou a estratégia em gerenciamento de projetos utilizado pela Disney na criação dos seus parques, em especial o Imagineering.

O encerramento foi realizado por Fábio Cruz, PMP, CSM, PRINCE2, ITIL, professor, palestrante, empreendedor, autor e trainer, que trouxe a importância dos métodos ágeis na construção de experiências e resultados mais satisfatórios para seus projetos, o tema abordado foi: Transformando na prática uma empresa Tradicional em Ágil.

Além da programação de palestras, o ciclo foi marcado por momentos de integração, homenagens aos novos filiados ao capítulo na região, debates e um workshop, ministrado por Fábio Cruz. O tema abordado foi Agile Scaled Game. A oficina propôs uma revisão de conceitos ágeis e aplicação de dinâmicas para fixá-los.  Por meio de dinâmicas baseadas no método LEGO® SERIOUS PLAY®, o especialista demonstrou como é possível haver a escalabilidade de interação de diversos times de projetos ágeis em busca de um objetivo comum.

]]>