RSS PMI-RS Notícias de PMI-RS Sat, 20 Jan 2018 10:54:57 -0200 Sat, 20 Jan 2018 10:54:57 -0200 Zend_Feed_Writer 1.12.11 (http://framework.zend.com) http://pmirs.org.br/rss PMIRS integrará programa LIDER Tue, 19 Dec 2017 18:10:58 -0200 http://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/381/?pmirs-integrara-programa-lider.html http://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/381/?pmirs-integrara-programa-lider.html O PMIRS foi convidado para participar do programa LIDER (Liderança para o Desenvolvimento Regional), iniciativa que vem sendo conduzida pelo SEBRAE e já conta com a adesão de inúmeras outras instituições, como da Universitá Cattolica del Sacro Cuore, de Milão, na Itália, com amplo conhecimento e experiência na área de desenvolvimento Regional.

O Programa visa à identificação e consolidação de governanças locais em prol do desenvolvimento de uma determinada região. A iniciativa busca agregar o setor público, setor privado e terceiro setor através de ações de mobilização, articulação e esforço de planejamento, buscando-se identificar necessidades e prioridades da região.

O Programa está sendo implantado no Rio Grande do Sul, em caráter piloto, e deverá ser replicado posteriormente em outros Estados da Federação. As regiões identificadas para este projeto piloto foram: Fronteira Oeste, Campanha e Sul.

Após identificação de um Mapa Estratégico em cada região e dos eixos temáticos a serem priorizados, o programa desdobra-se em projetos. É aqui que o PMIRS poderá aportar sua contribuição na forma de sensibilização e orientação para o uso das melhores práticas aplicáveis ao planejamento e execução de projetos, segundo o VP de Relações Institucionais do PMIRS, Marco Kappel Ribeiro, que esteve reunido com o Superintendente do SEBRAE no Estado, Derly Cunha Filho, e o Presidente da CMPC, Walter Lídio Nunes, para discutir o alcance dessa participação.

No mês de novembro, o Diretor do Branch Sul do PMIRS, Lucas Morales, já havia participado de uma reunião em Bagé, onde o SEBRAE e a Universidade Italiana fizeram uma apresentação do Programa e quando também foram apresentadas algumas ações já planejadas nos eixos prioritários das regiões. No mês de janeiro, o PMIRS deverá reunir-se novamente com o SEBRAE para identificar a forma de participação do nosso Capítulo nas próximas etapas.

]]>
PMIRS entrega prêmio Destaques do Ano Tue, 12 Dec 2017 13:43:01 -0200 http://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/380/?pmirs-entrega-premio-destaques-do-ano.html http://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/380/?pmirs-entrega-premio-destaques-do-ano.html voluntários premiados como Destaques do Ano. Escolhidos pelos seus vice-presidentes e diretores, foram premiados como Voluntário Destaque os seguintes filiados:

VP de Expansão e Branches: Daniel Garbin
VP de filiação: Margô Canto
VP de Governança d Finanças: Leonardo Stumpf
VP de Voluntariado: Natália Michalski
VP de Desenvolvimento Profissional: Laura Ramirez

Outro reconhecimento é para as diretorias. As duas escolhidas foram a Diretoria de Projetos Sociais, representada por Fernando Bartelle, e a Diretoria de Filiação, por Ricardo Zago.

Além desses prêmios, foram contemplados o Instrutor Destaque, com a voluntária Deborah Selistre. A Vice-Presidente destaque foi a VP de Expansão e Branches, com Cíntia Schoeninguer. O Conselheiro Destaque foi Cesar Santos. E o Voluntário Algo+ foi Giovana D’Alascio. Neste ano, homenageou-se a secretária do PMIRS, Andrea Paris, com um prêmio de Secretária do Ano.

Um momento muito esperado da noite foi a premiação dos melhores Projetos do Ano. Foram eles: em primeiro lugar, o Projeto: Mapeamento de Processos Principais, da Vice-Presidência de Governança e Finanças. O segundo lugar foi para o Programa Ser Filiado é Show, da Vice-Presidência de Filiação.

]]>
PMIRS sediará Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos Mon, 11 Dec 2017 18:22:05 -0200 http://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/376/?pmirs-sediara-congresso-brasileiro-de-gerenciamento-de-projetos.html http://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/376/?pmirs-sediara-congresso-brasileiro-de-gerenciamento-de-projetos.html Congresso Brasileiro de Gestão de Projetos de Liderança, representado por todos os capítulos brasileiros do PMI, acontecerá em Porto Alegre, nos dias 4, 5 e 6 de junho de 2018, no Centro de Eventos da PUCRS. A pré-venda com desconto de 50% já começou. Informações completas estão no site.

Nesta 13ª edição serão esperados 2 mil participantes e serão comemorados 20 anos de atuação do PMI no Brasil, o que torna o evento potencialmente atrativo e interessante. O PMI enviará um representante para apoiar o evento no Brasil. Alguns palestrantes estão pré- confirmados, como Ricardo Vargas, Americo Pinto, Angelo Valle, Mario Trentin, Ashley Forsyth, Mark Dickson - PMI Board of Directors, Bruno Piana – LAX – Aeroporto de Los Angeles, Miguel Alejandro San Martin – NASA e Jorge Joelzel – Borrachas Mercur – Palestrante TED.

]]>
Desafios e Tendências da gestão de projetos foram debatidos na região sul Mon, 11 Dec 2017 17:21:05 -0200 http://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/373/?desafios-e-tendencias-da-gestao-de-projetos-foram-debatidos-na-regiao-sul.html http://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/373/?desafios-e-tendencias-da-gestao-de-projetos-foram-debatidos-na-regiao-sul.html A palestra Gestão de Projetos: Desafios e Tendências, ministrada pelo VP Marco Antônio Kappel Ribeiro, reuniu mais de 100 estudantes no dia 7 de novembro, na Universidade Federal do Pampa, na cidade de Bagé. Na oportunidade, o trabalho desenvolvido pelo Branch foi apresentado, visando fomentar e disseminar o gerenciamento de projetos na região. Durante o evento, as empresas juniores da própria universidade também apresentaram suas atividades dentro da área de projetos.


No dia 8 de novembro, foi oportunizada uma conversa sobre Escritório de Projetos com profissionais ligados à Eletrobras CGTEE e à área de construção. Após o evento, os voluntários do Branch Extremo Sul fizeram uma visita à Companhia de Geração Térmica CGTEE, sendo recepcionado pelo diretor de operações Felipe Rodrigues. Na ocasião, foi discutida a importância das boas práticas da gestão de projetos e das iniciativas sobre a discussão do tema na região da campanha.

]]>
PMDay no Setor Público mostrou diversidade do tema Mon, 27 Nov 2017 13:42:53 -0200 http://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/372/?pmday-no-setor-publico-mostrou-diversidade-do-tema.html http://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/372/?pmday-no-setor-publico-mostrou-diversidade-do-tema.html Com o objetivo aprofundar o debate sobre as boas práticas de gerenciamento de projetos no setor público, o PMIRS realizou a segunda edição do PMDay voltado ao tema. O primeiro evento aconteceu em 2016.

A apresentação inicial foi feita pelo VP de Relações Institucional e Marketing do PMIRS, Marco Kappel Ribeiro, que trouxe referências do posicionamento e atuação do PMI e do PMIRS sobre os projetos da área. Entre elas estão materiais disponíveis no site do PMIRS, como Guia de Práticas Mínimas para o Setor Público o Desenvolvendo a Gestão de Programas no Governo Federal, produzido pelo PMI Global.

Como de praxe, o PMDay incluiu o compartilhamento de cases. Um deles foi a evolução observada na Secretaria de Gestão de Obras do Rio Grande do Sul, após a adoção de um sistema de gestão, apresentada por Vinícius da Silveira Piccini, integrante da equipe de Desenvolvimento, Implementação e Manutenção do Sistema de Gestão de Obras da Secretaria. O projeto de implantação do projeto foi detalhado por Piccini. O outro case foi o da expansão da Linha 1 do Trensurb para Novo Hamburgo pelo Gerente de Desenvolvimento de Engenharia da empresa Trens Urbanos de Porto Alegre, Rafael Santos Lopes.

Uma das palestras ficou a cargo do procurador do RS desde 2010 e Secretário de Parcerias Estratégicas da Prefeitura de POA, Bruno Vicente Becker Vanuzzi, que detalhou os ciclos de estruturação de projetos no contexto de Parcerias Públicos Privadas (PPPs). Vanuzzi definiu o tema, lembrando que são contratos administrativos, cujos riscos, grande parte do financiamento, responsabilidades e decisões técnicas são assumidos pelo parceiro privado, que é remunerado por demanda e desempenho.

Entre as características da estruturação desses projetos estão a sua complexidade, multidisciplinaridade, elaboração progressiva e unidirecional, ciclo de 12 a 24 meses, alto risco financeiro e reputacional. Fazem parte do contexto das PPS consequências e desafios, como necessidade de alinhamento constante entre o técnico e o político, critérios claros e transparentes de decisão, comprometimento integral da administração, necessidade constante de apoio técnico e externo.

O palestrante, que também integrou a Unidade de Concessões e Parcerias Público do Estado entre 2015 e 2016, elencou as razões para se optar por essas parcerias, entre elas: redução de custos e diferimento dos gastos, contratos mais longos e estáveis, expectativa de melhor qualidade nas construções, alocação objetiva às partes, possibilidade de inovação pelo parceiro privado, financiamento por terceiros, maximização do potencial e orçamentos simplificados.

O GP da Procergs, Cia de Processamento de dados do Rio Grande do Sul, com mais de 40 anos de experiência e um dos fundadores do PMIRS, José Inácio Jaeger Neto, deu continuidade ao evento falando sobre os caminhos da transformação digital em âmbito governamental. Entre os desafios atuais, observou, para organizações de todas as áreas, é o cenário atual com a transformação que a TICs (tecnologias de informação e comunicação) estão promovendo.

De acordo com Jaeger Neto, dados abertos já são uma realidade, a Lei de Acesso à Informação participou dessa transformação, que já se reflete em uma diversidade de serviços públicos. Porém, há temas emergentes que dão a real dimensão do desafio que representam. Há diferença entre Governo eletrônico e digital, por exemplo. “O Futuro que se enxerga hoje é o digital”. O primeiro significa que o cidadão precisa ir até cada um dos órgãos para ser atendido. O segundo sinaliza que o cidadão se relaciona com o Estado de forma única.

 
“Para chegar até esse ponto, ainda precisamos evoluir”, aponto. Uma das providências é ir além de mudanças nos processos, que olha os problemas, dentro do Governo; sempre a fim de melhorar eficiência, o controle e atividades. O Governo digital vai além, pois olha o que o cidadão precisa. E aí, toma providências. Nesse ponto, os desafios que se põe em relação à transformação digital são também os mesmos dos entes privados. No entanto, o governo tem uma dificuldade a mais que é a necessidade de sigilo, mesmo em relação a dados próprios do cidadão.

Para promover essas mudanças o palestrante aponta para a necessidade de uma visão integrada, não vendo o Governo somente composto de órgãos diferentes. Para que isso aconteça é necessário ter uma infraestrutura que comporte, e possa ser compartilhada. Plataformas escaláveis são o caminho. Ter componentes, nessa plataforma, que facilite isso também, como por exemplo, ter um login unificado para acesso a todos os serviços, como o “login cidadão”, já disponível. E aqui, uma das barreiras a essa transformação ficam evidentes aqui, como o intercâmbio de dados, que são fundamentais.

]]>
Experiências e cases de sucesso foram compartilhados no GPjr Sul Sun, 19 Nov 2017 22:02:09 -0200 http://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/370/?experiencias-e-cases-de-sucesso-foram-compartilhados-no-gpjr-sul.html http://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/370/?experiencias-e-cases-de-sucesso-foram-compartilhados-no-gpjr-sul.html Com aproximadamente 70 empresários juniores, o GPjr Sul foi marcado pela interação entre os palestrantes e estudantes no dia 11.11 na Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Durante o evento aconteceram palestras, rodas de conversa, oficinas e premiação de melhores cases entre as empresas juniores.

Entre os convidados estava o Igor Moura, que atua no time da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior) com formação de lideranças. Segundo o jovem, o evento foi marcado pela multidisciplinaridade e troca de conhecimentos. “Foram apresentados cases de sucesso, discussões sobre competências de mercado com uma visão sistêmica. Houve muita troca de ideias entre palestrantes, empresários juniores e suas empresas, o que ajuda os estudantes a terem referências para suas carreiras profissionais”, conclui Igor.

O GPjr Sul contou com a participação e apoio do PMIRS, através do participação do presidente Fábio Giordani e do diretor de educação Juliano Freitas. Eles integraram a programação. Com o apoio da Brasil Júnior, do NEJPOA (Núcleo de Empresas Juniores de Porto Alegre) e da Federação de Empresas Juniores do Rio Grande do Sul (FEJERS), o evento teve o Bancorbrás e a CNTur como mantenedores.


Melhores cases
Em Porto Alegre foram eleitos dois melhores cases, que apresentam boas práticas em gerenciamento de projetos por empresas juniores da região. Os vencedores foram a Global Jr ESPM Sul e PS Júnior. Essa premiação faz parte das ações do GPjr em incentivar a aplicação de áreas de conhecimento do Guia de Conhecimento PMBOK, bem como uso de metodologias ágeis de projetos.

Sobre GPjr

O GPjr surgiu em 2015, sendo um projeto sócio-empresarial desenvolvido pela empresa EPM Consultoria (www.epmconsultotia.com). Com o objetivo de levar conhecimento das boas práticas em gerenciamento de projetos para empresários juniores do Brasil, a partir do Guia de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto (PMBOK®) que é a referência bibliográfica em GP (gerenciamento de projetos) mais difundida no mundo. O evento tem o compromisso de dar acesso, aos empresários juniores, a boas práticas com competências e habilidades gerenciais a fim de propor, embasar, executar e nortear o futuro de projetos no território nacional, seja o profissional da área pública ou privada.

]]>
PMDay Mulheres na Liderança inovou ao abordar o tema Thu, 09 Nov 2017 16:19:54 -0200 http://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/368/?pmday-mulheres-na-lideranca-inovou-ao-abordar-o-tema.html http://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/368/?pmday-mulheres-na-lideranca-inovou-ao-abordar-o-tema.html O evento foi organizado pelo PMIRS em parceria com o Grupo Gurias na TI ou WIT (Women in IT Inspiring) e teve participação e incentivo especial de uma das Mantenedoras, a Solluzione, na figura de Sílvia Somenzi. Além da apresentação sobre o PMI a uma plateia diversa, formada por mais de 100 pessoas, Maria Luiza Malvezzi, Assessora de Planejamento do Hospital de Clínicas apresentou a concepção do WIT, seguindo um movimento mundial de liderança feminina. O grupo existe há pouco mais de um ano e é formado por quinze mulheres. Entre os seus objetivos estão: compartilhar experiências, fortalecer a importância do profissional feminino, testemunhar melhores práticas de gestão e relacionamento, orientar a evolução de carreira, fomentar o empreendedorismo, divulgar e organizar eventos.

O PMDay seguiu com a palestra da sócia-diretora da Solluzione, Sílvia Somenzi. A empresária compartilhou sua trajetória e apontou alguns desafios em liderar, considerando seus aprendizados, como: só depende de cada um fazer acontecer; é um universo totalmente novo e incerto; é preciso ter determinação, superando a si mesmo; é necessário ir mudando para avançar; as tomadas de decisões são difíceis; saber as oportunidades de se relacionar; nunca desistir e se manter motivado.

A primeira VP da Assespro na história da entidade, Letícia Batistela, foi outra palestrante. Advogada, CEO da LB Consultoria, palestrou sobre o tema "um universo masculino, desviando barreiras e criando uma força complementar" e compartilhou ideias e experiências sobre posicionamento, enquanto mulher e líder, para ocupar espaços tradicionalmente masculinos. Disse que a mulher tem papel essencial nisso. Destacou a questão e importância da complementariedade dos papéis do homem e da mulher também no ambiente de trabalho.

Rita Tomilin foi a última palestrante da tarde. Ela falou sobre mulheres na liderança em organizações não-governamentais, já que é VP do PMIRS, onde é voluntária, e Gerente de Projetos em outra ONG global, que é a WRI. Rita trouxe números que mostram a disparidade entre homens e mulheres nesse segmento, mostrando que, apesar da forte presença de mulheres nos quadros de trabalho e de liderança, em diretorias e conselhos, os salários dos homens ainda são superiores. Também trouxe estudos mostrando que quando os orçamentos nessas organizações aumentam, a presença de mulheres cai.

O evento encerrou com um painel de debates. A mediação foi de Maria Luiza Malvezzi, Assessora de Planejamento do Hospital de Clínicas. Os participantes foram Debora Roesler, Diretora Executiva de TI da GETNET, Gabriela Braataz, Diretora Comercial Startech e Marcelo Violento, Diretor Regional da IBM.

]]>
Núcleo Jovem do PMIRS é lançado Tue, 31 Oct 2017 17:34:28 -0200 http://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/367/?nucleo-jovem-do-pmirs-e-lancado.html http://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/367/?nucleo-jovem-do-pmirs-e-lancado.html Durante o 14º Congresso de Gerenciamento de Projetos do PMIRS, que aconteceu entre os dias 18 e 21 de outubro, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, o PMIRS apresentou mais uma inovação: seu Núcleo Jovem.


A ideia é de inclusão e empoderamento de jovens entre 15 e 23 anos dentro do capítulo. A criação do Núcleo Jovem simboliza a entrega de um projeto incluído no programa chamado de “GPs do Futuro”, e que será liderado pela diretoria de Projetos Sociais. A iniciativa visa a formação completa de novos profissionais dentro do PMI.


De acordo o diretor Fernando Bartelle, esse trabalho é muito pautado em levar o Gerenciamento de Projetos à realidade atual dos jovens, para que possam ser trazidos para a vivência da área, através do convívio e da mentoria de profissionais experientes.

A primeira etapa desse programa é justamente a criação do Núcleo Jovem, que tem como objetivo levar o conhecimento até o jovem. “Essa é a grande diferença desse projeto e do programa”, relata Bartelle. Ele explica que a ação está alinhada aos programas educacionais do PMI que são fomentados pelo PMIef através de três frentes: qualificação em projetos, bolsas e prêmios, trabalho com juventude, principalmente, ensino fundamental, e trabalho com ONGs, fundações e outras instituições sem fins lucrativos, para dar de volta à sociedade.

]]>
PMIRS é novamente premiado Tue, 31 Oct 2017 17:30:57 -0200 http://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/366/?pmirs-e-novamente-premiado.html http://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/366/?pmirs-e-novamente-premiado.html A edição de 2017 da edição norte-americana do Encontro de Liderança do PMI – o PMI® Leadership Institute Meeting 2017 — North America, que aconteceu entre os dias 27 e 28 de outubro, foi, mais uma vez, marcada pela participação do PMIRS. O capítulo foi considerado um dos quatro melhores na sua categoria, com 300 a 1000 filiados, pelo trabalho realizado no ano passado. Anteriormente, o PMIRS havia recebido o prêmio de melhor capítulo do ano pelo trabalho realizado em 2014.

O PMIRS foi representado, durante a premiação, pelo presidente na gestão de 2016, Thiago Regal. Além disso, foi acompanhado pelo atual presidente, Fábio Giordani, pelos VPs Marco Kappel Ribeiro e Alex Rosa, pelo diretor Fernando Bartelle, e pelo conselheiro, Rogério Severo.


Além de terem participado da cerimônia, os filiados também integraram atividades como congressistas e palestrantes. Alex, Fernando, Rogério e Thiago (esses dois escreveram um trabalho em parceria com o conselheiro Samuel Dall’Agnol) apresentaram artigos sobre trabalhos desenvolvidos no PMIRS. Participação desta edição do LIM mais de 1000 pessoas de 230 capítulos e 56 países. 

]]>
Prêmio Projeto do Ano vai para Lamb e Sicredi Tue, 24 Oct 2017 16:44:28 -0200 http://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/365/?premio-projeto-do-ano-vai-para-lamb-e-sicredi.html http://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/365/?premio-projeto-do-ano-vai-para-lamb-e-sicredi.html O Capítulo Rio Grande do Sul do Project Managemente Institute (PMIRS) realizou a primeira edição do Prêmio Projeto do Ano, inspirado na premiação anual concedida internacionalmente pelo PMI Global. O concurso abriu inscrições no final do mês de junho para organizações de todos os portes e setores de atuação com sede no Rio Grande do Sul. Foram inscritos projetos de organizações como Concresul, Lojas Renner, Previsul Seguradora e Secretaria Estadual de Obras, Saneamento e Habitação, além dos projetos vencedores –  da Lamb Construções e Engenharia e o Banco Sicredi. O corpo de jurados foi formado por membros da Diretoria Executiva e Conselhos Fiscais e Consultivo do PMIRS, profissionais especialistas em gerenciamento de projetos, com experiências em diferentes áreas.

A premiação teve o objetivo de reconhecer empresas, organizações ou instituições que, por suas contribuições excepcionais, demonstraram liderança e iniciativa no avanço dos conceitos, técnicas, práticas e teorias da disciplina de Gerenciamento de Projetos, assim como se utilizaram das melhores práticas e ferramentas em sua gestão, obtiveram resultados organizacionais superiores e geraram impactos positivos à comunidade.

Com o projeto “Copelmi – SSM”, dirigido pelo diretor Júlio Cesar Lamb, a Lamb Construção e Engenharia levou um dos prêmios do Projeto do Ano, concedido e anunciado pelo PMIRS na manhã de 20 de outubro, durante o 14º Congresso de Gerenciamento de Projetos organizado pela instituição, que aconteceu entre os dias 19 e 21 de outubro, no Centro de Eventos da PUCRS em Porto Alegre.

O objetivo do projeto Copelmi – SSM foi a elaboração de projetos executivos, planejamento, suprimentos, execução e montagem das obras para a Implantação do Projeto Seival Sul Mineração, uma unidade de processamento de carvão com capacidade de 2.800.000,00 toneladas por ano para atendimento da usina termoelétrica PampaSul.

O Banco Cooperativo Sicredi foi premiado pelo projeto “Migração Cartão Transação”, tendo Susana Oliveira Marques como Gerente de Projeto. O projeto tem como objetivo realizar a migração sistêmica de cartões transação de acesso à conta-corrente para cartões de débito MasterCard, possibilitando um acréscimo na segurança de transações e minimizando riscos de ataques e fraudes.


Informações completas sobre a premiação estão no site 
www.pmirs.org.br/projetodoano.

]]>