Com público recorde nos dez anos de evento, o X Seminário de Gerenciamento de Projetos do PMI-RS começou com a palestra do diretor do Centro de Excelência em Gerenciamento de Projetos da IBM, Steve DelGrosso, que falou sobre a importância da comunicação entre o gerente de projetos e os patrocinadores. 

Antes disso, na cerimônia de abertura, o presidente do PMI-RS, André Voltolini e a diretora de projetos especiais, Rejane Audy, durante seus discursos, ressaltaram a importância do trabalho voluntário para a concretização deste evento. Voltolini apontou que o esforço ao longo de 12 anos de existência do Capítulo Rio Grande do Sul, que hoje tem mais de 500 filiados, colocou o PMI-RS em posição de destaque e reconhecimento pelo PMI Global, tornando suas práticas de governança referência para outros capítulos.

Logo após a cerimônia de abertura, André Voltolini assinou um termo de convênio do PMI-RS com o Banrisul, representando pelo diretor da área da Tecnologia da Informação, Joel Raimundo. O convênio tem o objetivo de aproximar as duas organizações a fim promover o intercâmbio de boas práticas de gerenciamento de projetos, através de ações de disseminações que disseminem esses valores.  

Outro momento da abertura foi a entrega ao presidente do PMI-RS do Plano do Projeto do Seminário de Gerenciamento de Projetos. O material foi levado por uma das representantes do grupo de quase 30 voluntários que participaram desta décima edição, Tatiane Ott. A diretora de projetos especiais, que conduz a diretoria responsável pela organização do evento, explicou que esse trabalho foi resultado de práticas alicerçadas em uma década de realização do evento. 

Data de publicação: 12 de setembro de 2013
Créditos das Fotos: José Luiz Rocha