Integrante brasileira do Ethical Member Advisory Group, a presidente ex-oficio do PMI-RS, Kelly Oliveira, palestrou na tarde do dia 12.09 na programação do X Seminário de Gerenciamento de Projetos. Com o tema "Lidando com questões éticas", a palestra teve a finalidade de trazer a discussão sobre a importância deste tópico para o dia a dia do gerente de projetos.

Segundo Kelly, o EMAG foi criado a fim de monitorar a aplicação do Código de Ética do Gerente de Projetos desenvolvido pelo PMI, o "Ethical Decision-Making Framework" (PMI EDMF). "O profissional que se certifica tem a obrigação de seguir este código de conduta", ressalta Kelly, que lembra que é claro entre as discussões do EMAG que a credibilidade da profissão é construída pelo posicionamento ético de todos e de cada um no desempenho das suas atribuições enquanto gerente de projetos.

 

Além disso, a forma como as empresas olham para esta questão também é importante neste processo, e foi para colaborar com isso que o PMI desenvolveu e aprimora, sempre que possível, este código. E para facilitar a ‘leitura' e o conhecimento dele, o Framework foi desenvolvido. Kelly falou sobre os cinco passos de uma decisão ética ou um guia para decisões éticas. Levantar todos os fatos que têm relação com questões éticas, se conflita com leis, com meus valores, do cliente, empregador, da cultura é o primeiro passo.

 

Avaliar diversos pontos de vista, jurídico, legal, cultural e fazer uma lista e pros e contras é segunda etapa. O terceiro é testar as opções e pensar que tipos de problemas culturais uma determinada decisão poderia trazer. A quarta etapa é comparar sua decisão com o que sugere o código do PMI, pensar se não está supervalorizando o problema, avaliar o impacto dele e balancear que tipo de benefícios podem trazer um caminho escolhido. E o quinto passo é tomar a decisão.

Para acessar o código e saber mais sobre o assunto acesse http://www.pmi.org/About-Us/Ethics.aspx .

Data de publicação: 12 de setembro de 2013
Créditos das Fotos: José Luiz Rocha