Na tarde de 27/03, o PMIRS formalizou um convênio com a Junior Achievement  Rio Grande do Sul (JARS). A associação tem a finalidade de capacitar e preparar o espírito empreendedor em jovens em idade escolar para serem bem sucedidos na sociedade e em uma economia globalizada. A partir da parceria com o PMIRS, o objetivo é instrumentalizar esses jovens com os conhecimentos e as ferramentas disponíveis na área do gerenciamento de projetos. Isso será possível através do envolvimento de filiados do capítulo em programas e ações realizadas pela JA no Estado. A parceria entre as duas organizações é uma das únicas realizadas na América Latina, e acontece através do envolvimento do PMI Mundial e do seu braço filantrópico, o PMIef, que tem como um dos focos de trabalho jovens em atividade escolar. No Rio Grande do Sul, as ações da JARS, já tiveram um alcance de 1milhão jovens e crianças desde o ano do início de suas atividades no na Junior Achievement no Rio Grande do Sul em 1984. A aproximação entre as instituições teve como um dos motivadores a conexão do empresário Ricardo Felizzola, conselheiros nas duas organizações. 


Durante a assinatura do convênio, estavam presentes o presidente do PMIRS, Fábio Giordani, o Presidente do Conselho Diretor do JARS, Sérgio Lewin, o Superintendente da JARS, Max Senger, o VP de Relações Institucionais e Marketing, Marco Kappel Ribeiro, o diretor PMIEF do PMIRS, Fernando Bartelle, a gerente geral do NEXA-RS da JARS, Carolina Malta, e a voluntária PMIEF do PMIRS, Deborah Selistre Osório. De acordo com Fábio Giordani, para a instituição e especialmente para os filiados do PMIRS que se envolverão voluntariamente nessas ações é uma oportunidade de trabalhar e se relacionar com uma geração mais jovem do que a que compõem a comunidade de gerenciamento de projetos e a que está nas organizações hoje. "A integração com novas gerações é um dos desafios dos profissionais na atualidade", lembrou Giordani.  

Duas ações dão início à parceria. Uma delas é o compartilhamento de boas práticas de gerenciamento de projetos e de ferramentas que possam contribuir com o desenvolvimento e o trabalho realizado por um grupo de jovens que faz parte do  NEXA-RS. Esse núcleo do JA é formado por estudantes que hoje tem entre 17 e 20 anos, ex-participantes dos programas do Ensino Médio da Junior Achievement, e que decidiram continuar em contato com o empreendedorismo. Através da capacitação desse grupo, a JA, em parceria com o PMIRS, vai capacitar 50 jovens do Ensino Médio em Habilidades de Gestão de Projetos no Rio Grande do Sul. A ação vai levar para as escolas o conteúdo do Programa através do voluntariado. Outra iniciativa é o acompanhamento do diretor Fernando Bartelle dos encontros do Programa Miniempresa do JA que estão acontecendo na Escola Estadual Júlio de Castilho em Porto Alegre. O objetivo da sua participação é ver de perto o programa acontecendo, aprender como ele acontece e poder ajudar da melhor forma possível.


Data de publicação: 03 de abril de 2017
Créditos das Fotos: PMIRS