O PMIRS e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) renovam sua parceria para a realização de mais uma edição de um curso de especialização em conjunto. Há dez anos, as duas instituições implementaram a primeira turma de uma pós-graduação em gerenciamento de projetos com foco em Tecnologia da Informação, que tem sido, até então, realizada na Faculdade de Informática (Facin).

A partir de 2018, as instituições realizarão o MBA em Gerenciamento de Projetos em Negócios Digitais nova Escola Politécnica, unidade que incorporou a Faculdade de Informática. A proposta é de uma abordagem inovadora e atualizada com os conceitos mais recentes na área de tecnologia, como nos fala a coordenadora do curso Profa. Alessandra Dutra, mais abaixo.

As aulas iniciam em 20 de março. As inscrições estão abertas até final de fevereiro pelo site.

Confira entrevista com a professora Alessandra C. Smolenaars Dutra,  Professora da Faculdade de Informática e Gerente de Projetos do Centro de Inovação Microsoft-PUCRS, que traz mais informações sobre as inovações do curso e da parceria.

Qual é o diferencial desta edição?

Em relação às outras edições do MBA que fizemos em parceria com o PMIRS é que ele foi remodelado para atender as necessidades do mercado de trabalho, que busca profissionais com um perfil mais ágil, proativo e inovador. O curso tem como principal foco o Gerenciamento de Projetos em Negócios Digitais, e sua metodologia terá ênfase na aplicação prática dos conhecimentos e competências desenvolvidos, com ciclos de desenvolvimento e crescimento gradativos, dentro da proposta de execução vivencial de abordagens como Design Thinking, Lean Startup e Desenvolvimento Ágil.

As edições anteriores eram bem focadas em TI. O quanto o curso de 2018 se relaciona ao assunto e se abre outros?


Sim, o MBA anterior era focado em gestão de projetos em TI. O novo MBA vai também atender a área de TI, mas no sentido de apresentar o que está se utilizando de mais inovador na área da Tecnologia, através de seminários com palestrantes especialistas. Por isso o MBA é aberto a todas as áreas. Você não precisa conhecer tecnologias para fazer o MBA. As áreas indicadas são: Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharias, Administração e cursos afins. Mas se o aluno quer se especializar em Gerenciamento de Negócios Digitais, e ele é de outra área, também será bem-vindo.

Quais são os grandes atrativos para os profissionais que atuam com gerenciamento de projetos em fazer o MBA em Novos Negócios? É indicado a profissionais iniciantes em GP?

O grande atrativo é aprender técnicas e ferramentas que o mercado precisa, e aprender tudo isso em um ambiente diferenciado, dentro do Tecnopuc e em outros espaços do Campus da PUCRS. O MBA é indicado a iniciantes em GP e também a profissionais de mercado que queiram se atualizar. Ao final do curso o aluno estará capacitado em: liderar projetos de Tecnologia da Informação alinhados a negócios digitais e a transformação digital nas empresas; gerenciar atividades que permitam identificar as necessidades de negócio das empresas; conduzir atividades que permitam validar as necessidades e objetivos dos projetos; gerenciar a execução do projeto utilizando metodologias modernas e de alto desempenho; identificar os impactos das novas Tecnologias da Informação no gerenciamento dos projetos; gerenciar equipes no contexto de projetos para negócios digitais e de transformação digital.

Como foi o desenvolvimento do curso?


O desenvolvimento do curso foi baseado nas necessidades do mercado com foco no modelo Gartner, que apresenta ciclos como Design Thinking, Lean Startup, Desenvolvimento Ágil. A criação deste MBA foi uma grande parceira da academia com aindústria, através de muitas reuniões de trabalho para o entendimento do que a indústria estava buscando nos profissionais de hoje.

Data de publicação: 25 de janeiro de 2018