Considerado o maior evento da área da América Latina, o 13º Congresso de Gestão, Projetos e Liderança, acontecerá, em Porto Alegre, entre os dias 3 e 6 de junho, no Centro de Eventos da PUCRS. Para esta edição, o PMIRS incluiu novidades em relação às outras.

Uma delas é uma atividade paralela voltada a estudantes universitários, o Universidia. A inscrição é gratuita e aberta a não participantes do congresso. O evento acontecerá em 5 de junho, das 08h às 12h.  A inovação também acontece no formato, que será de TEDTalk. Mais interativo e com uma linguagem informal, propõe desafios de gerenciamento de projetos para iniciantes, com foco em networking, formação e informação.

Outra iniciativa trazida do dia a dia do capítulo é a realização de uma edição do PMDay, o PMDAY TOOLS SoftExperience, também no dia 5 de junho, das 7h30 às 13h30. Voltado à exposição de soluções digitais em formato feira de software, terá palestras sobre algumas ferramentas. Entre os palestrantes estão nomes de peso como Ricardo Vargas e Américo Pinto, além da apresentação de parceiros como Microsoft, Supria e Trace. 

A abordagem de um dos painéis incluídos na programação do Congresso, com o tema Projetos Além do Lucro, também é uma extensão do que o capítulo vem trabalhando: o aumento do alcance social através do voluntariado e dos preceitos do PMIef (a fundação educacional do PMI). Entre os debatedores do painel estarão lideranças locais reconhecidas internacionalmente. Maria Elena Pereira Johannpeter, fundadora da ONG Parceiros Voluntários; Ricardo Felizzola, fundador das empresas do ramo de tecnologia Altus, Teikon, HT Mircon e Grupo Parit; e Walter Lídio Nunes, presidente da CMPC Celulose Riograndense.

O Espaço Liderança, com atividade exclusiva nas tardes de 4 e 5, foi trazido dos últimos congressos organizados pelo PMIRS. A apresentação confirmada é o Compact Knowledge Session (CKS): Eu Titã: Jornada do Super Desempenho.

Data de publicação: 29 de maio de 2018