A discussão de fundo do tema da palestra de abertura do 13º Congresso de Gestão, Projetos e Liderança, “Você está pronto para ser um líder de projetos?”, feita pelo representante do board de diretores do PMI Global, Randy Black, foi como os profissionais podem gerar mais valor para as organizações em um cenário marcado por fortes mudanças, como as influências da internet das coisas e da robótica. A temática permaneceu presente e intrínseca ao longo da programação do evento, que aconteceu de 04 a 06 de junho, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, e foi organizado pelo PMIRS com apoio dos demais capítulos do PMI no Brasil.    

Os seus 38 anos de experiência, atualmente como gerente sênior de programa da Stantec Consulting Ltd. em Edmonton, Alberta, Canadá, foram compartilhados por Randy Black em diversas ocasiões, não só durante a palestra de abertura do evento. Ao longo de sua estadia em Porto Alegre, o representante do PMI Global foi acompanhado por membros do board do PMIRS em uma série de reuniões.

Uma delas foi com o Vice Governador do Estado José Paulo Dorneles Cairoli. Além do PMI estar representado pelo Diretor Randy Black, estavam Andrea Marqueti, Chapter Development Latin America, Fabio Giordani, Presidente do PMIRS, Thiago Regal, Presidente Anterior Imediato e Marco Kappel Ribeiro, Vice Presidente de Relações  Institucionais e Marketing.

O PMI agradeceu a acolhida que tem tido junto à Secretaria de Obras e Secretaria Planejamento, Governança e Gestão para o desenvolvimento de um novo trabalho que o Capítulo está realizando na área de Projetos no Setor Público. Black comentou sobre os trabalhos realizados no Estados Unidos, onde o PMI subsidiou os elementos para definição da Lei PMIAA - Melhorias no Gerenciamento de Programas e Prestação de Contas (Program Management Improvement and Accountability Act of 2015 ).

Também fez parte da agenda de Randy Black uma reunião com o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marquesan Junior, e o Secretário Estratégico de Parcerias, Bruno Vanuzzi.

Outro encontro aconteceu com o reitor da PUCRS, Ir Evilázio Teixeira, e membros da universidade, como o Superintendente de Inovação, Jorge Nicolas Audy, e o diretor do Parque Tecnológico - TECNOPUC, Rafael Prikladnik. O PMIRS mantém sua sede há 15 anos no TECNOPUC, além de ações em parcerias, como uma pós-graduação com a Escola de Negócios.

Em função de ações conjuntas também na área de ensino, Black reuniu-se com o reitor da Escola de Engenharia da UFRGS, Eng. Luis Carlos Silva Pinto, e a Coordenadora da Pós-Graduação de Gerenciamento de Projetos, Engenheira Isteafin Carissio de Paula.

Por intermediação do board do Capítulo, Black também esteve reunido com importantes líderes industriais, como o presidente da Celulose Rio Grandense, Walter Lídio Nunes, e Ricardo Felizzola, à frente de diversas empresas, como a ALTUS. Ambos são membros do Conselho Executivo do PMIRS.

 

Data de publicação: 11 de junho de 2018