José Cesar Martins, CEO da Paradoxa, um fundo de investimento em novos negócios que nasceu em Porto Alegre, palestrou na manhã do segundo dia do X Seminário de Gerenciamento de Projetos, 13.09,  e destacou caminhos e recursos que já existem e podem ser aprimorados para tornar os projetos locais atrativos para investidores globais. O Projeto CITE, do qual ele é um dos idealizadores, é uma dessas iniciativas, e que tem o objetivo de transformar Porto Alegre.

Unindo iniciativas públicas e privadas, o projeto CITE pretende usar preceitos que formam a sigla - Comunidade, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo - para encontrar soluções inteligentes para a cidade de Porto Alegre. Representantes das principais universidades do Estado do Rio Grande do Sul, empresários e jovens cheios de ideias se uniram aos idealizadores, o CEO do fundo de investimentos Paradoxa, José Martins, e publicitário Alfredo Fedrizzi.

Segundo Martins, o CITE trabalha com a fronteira da inovação conectada com a economia tradicional. "A premissa da iniciativa é que vivemos uma drenagem de talentos que são aproveitados em outro lugares, formamos muito Mestres e Doutores, ou seja, recursos e talentos que vão gerar riqueza lá fora". O lado positivo dessa constatação é que temos talentos, infraestrutura e capital intelectual abundante. "O que nos falta é alavancar este valor na forma de empreendedorismo", defende.

 

Por isso, José Martins define algumas alavancas para o que chama de empreendedorismo inovador. São elas: geração de talentos, um ambiente cultural receptivo, o acesso a capital de risco interessado em investir nesses empreendedores, e recursos que são decisivos neste processo - os gerentes de projeto e de qualidade. "Não adianta ter ideias, tecnologias, uma visão de mercado global, se não se tem competência para gerir os recursos com prazo, tempo e qualidade. Por isso, profissionais com experiência e conhecimentos na área de projetos são fundamentais", argumenta o CEO da Paradoxa, profissionais dos quais Porto Alegre e o Rio Grande do Sul são referências, afirma. 

Sobre o palestrante:

 

José Martins é um profissional conhecido na cena de tecnologia gaúcha. Foi presidente da agência de desenvolvimento Polo RS entre 1997 e 1999, período durante o qual a Dell instalou sua fábrica e um centro de desenvolvimento de software na PUCRS, uma das primeiras âncoras do que veio a se tornar o Tecnopuc. Em 2000, criou a GoDigital, focada em softwares de bancos de dados, marketing de precisão e tecnologias de geoanálise, vendida em 2010 para a gigante da área Acxiom Corp. Atualmente, Martins é CEO do fundo de investimentos Paradoxa.

Data de publicação: 13 de setembro de 2013
Créditos das Fotos: José Luiz Rocha