O crescimento da importância da área de gerenciamento de riscos em projetos tem elevado a procura pela certificação PMI Risk Management Professional (PMI-RMP). Segundo o Mentor do PMI, Mauro Sotille, há mais de 150 profissionais com essa certificação no Brasil. No mundo todo, há 5397 certificados RMP. Além de profissionais focados na atividade e mais preparados em gerenciar riscos em projetos, há uma gama cada vez maior de softwares e ferramentas que auxiliam na qualificação e quantificação de riscos, essencial na gestão de incertezas nos projetos.

O segundo palestrante da tarde, Roberto Petry, diretor de TI da Dell, traçou um cenário e apresentou o case de gestão de equipes distribuídas na empresa. Assim como na gestão de riscos, é um quadro cada vez mais complexo que permite e torna ainda mais desafiador a integração e a gestão de projetos com profissionais em diferentes lugares do globo. “Depois da globalização, surgiu a consumerização de TI (termo dado para o uso de dispositivos pessoais no ambiente de trabalho), veio a explosão de dados, e hoje trabalhando considerando plataformas de computação alternativa, como a nuvem”, detalhou Petry.  

As palestras foram seguidas por um debate com participação da plateia e dos dois palestrantes, além do Technical Sales da CA Technologias, Charles Retondaro, e do filiado do PMI-RS, Ernesto Stefani. 

Data de publicação: 07 de junho de 2014
Fonte: Fausto Pes