Edivandro Conforto, Ph.D e  Pesquisador Associado do Massachusetts Institute of Technology (MIT), apresentou no 11° Seminário de Gerenciamento de Projetos do PMI-RS, os principais resultados e insights, frutos de um programa de pesquisa inédito sob sua coordenação conduzida no Massachusetts Institute of Technology (MIT), Consortium for Engineering Program Excellence (CEPE), que contou com a participação de profissionais de 76 países. O especialista revelou tendências globais em gerenciamento de projetos com base na análise feita através de mais de 800 projetos com diferentes graus de inovação, tipos de produtos e setores da indústria. Além disso, foram discutidas as principais implicações gerenciais e ações práticas que são consideradas estratégicas para as organizações e profissionais adequarem seus processos, práticas, competências e cultura segundo a nova era da gestão de projetos.

Entre os resultados obtidos pela pesquisa está o fato de que práticas do gerenciamento ágil de projetos estão sendo utilizadas com sucesso em diferentes indústrias - não só para os projetos inovadores ou de desenvolvimento de software. “Agilidade é a competência de uma equipe que vai contribuir para o desempenho, independentemente do contexto de desenvolvimento de produtos ou setor de negócios”, define Conforto. 

Segundo o pesquisador, os resultados da pesquisa são consistentes com a ideia de combinar os fatores críticos da agilidade com práticas de gestão ágeis e tradicionais para criar um modelo de gestão "híbrido". “A combinação adequada das práticas organizacionais, com fatores de mercado e as pessoas é fundamental para desenvolver a agilidade como uma competência”, afirma. E complementa que modelos de gestão ágeis "híbridos" estão surgindo para lidar com diferentes desafios de projeto e contextos de negócio. 

Conforme Conforto, o desenvolvimento de modelos "híbridos" será o próximo desafio para as organizações e será considerada uma competência essencial para as equipes que operam em ambientes de negócios dinâmicos e incertos. Inicialmente, de forma auto-declarada pelos participantes do estudo, os métodos híbridos são utilizados somente em 7% dos projetos que compõe a amostra da pesquisa. A maioria, 60%, afirmaram que usam métodos tradicionais, e outros 28%, os ágeis.

Universo da Pesquisa:
Profissionais de todo o mundo responderam à pesquisa. A população foi formada por profissionais ligados a comunidades de prática nas áreas de Agile, programa, projeto, PMO, e Inovação de uma rede mundial de profissionais de gerenciamento de projetos e de grupos de profissionais da área de Lean Program Management. Entre os 76 países que participaram da pesquisa, 334 profissionais estavam nos Estados Unidos, 94 no Brasil e 49 no Canadá. No total foram 856 profissionais entrevistados – 52% destes atuavam em empresas com mais de 1 mil funcionários, e 61% das companhias com atuação global. Em sua maioria, são representativas de setores como software, consultoria e serviços financeiros. Entre os respondentes, 44% ocupava cargo de Gerente de Projetos, 21% Gerente de Programa e 15% eram Gerentes de Portfolio. Outros 9% eram membros de times de projetos. 

A pesquisa de Edivandro foi divulgada hoje em primeira mão na coluna Mercado Digital do Jornal do Comércio, leia a notícia completa aqui

Leia o relatório completo aqui.

Sobre o palestrante: Edivandro Conforto, Ph.D. é Pesquisador Associado do renomado Massachusetts Institute of Technology (MIT), sendo pioneiro no estudo da teoria da agilidade aplicada em projetos de inovação. No MIT é responsável por projetos de pesquisa em nível global em temas avançados como: Management Innovation; Agile Management; Agility Theory; Improvisation; Hybrid Models; Program Management Integration; Systems Engineering; e Lean Product Development. Possui mais de 8 anos de experiência atuando em pesquisa, consultoria e educação, e é especialista em práticas, métodos e modelos para inovação e gestão de projetos e desenvolvimento de produtos em ambientes dinâmicos.
 
Data de publicação: 11 de setembro de 2014