O vice-presidente de Practitioner Markets do PMI, Brian Weiss, relatou como as empresas podem se preparar para a escassez de talentos e de mão de obra em gerenciamento de projeto. Cálculos do PMI indicam que essa deficiência pode custar ao mundo 340 bilhões de dólares até 2020.

Brian Weiss ressaltou o quanto é fundamental prestar atenção na estratégia, e não só na operação, para continuar se movendo e garantir o desenvolvimento da empresa. Ou seja, olhar para o portfólio e programas da organização. "Muitas vezes você tem que ficar focando na operação, mas ela não é estratégica. Então, só quando você olha para o portfólio é que você olha para onde você vai", destaca. O levantamento realizado pelo PMI, o Pulse of Profession, reforçou essa necessidade, mostrando que 88% dos gerentes de projetos acham fundamental este foco na estratégia.

Outro ponto essencial para garantir a perenidade das empresas ao longo do tempo é gerenciar talentos, na visão de 77% dos entrevistados para a Pulse of Profession. Sobre o gerenciamento desses talentos nas organizações, Brian Wiess apontou para a importância de haver um programa de treinamento que aborde diversas áreas da formação, que ele seja medido e que contemple a diversidade de perfis de profissionais.

O mesmo estudo do PMI mostrou que organizações de baixa performance colocam em risco um projeto mais de 12 vezes do que aquelas com alta performance. Por isso, de maneira geral, o foco na estratégia e a preocupação com o gerenciamento dos talentos têm uma contribuição central para que as organizações entrem no grupo de empresas consideradas com boa performance, assim como também podem contribuir para que o número de perdas com a má gestão dos projetos no mundo é de $109 milhões para cada $1 bilhão
Data de publicação: 11 de setembro de 2014