O que diferencia organizações com alta performance em gerenciar projetos de outras com baixa performance? Desde 2006 o PMI Global busca essa resposta através da Pesquisa Pulse of the Profession. Dados apurados em 2014, divulgados durante o primeiro trimestre de 2015, revelam que as empresas que seguem padrões globais, focam em alto treinamento e investem em profissionais certificados se diferenciam das demais.

A constatação do PMI através do levantamento, que é assinado pelo CEO Mark A. Langley, é de que é a hora das organizações revisitarem fundamentos do Gerenciamento de Projetos (GP), que definem como ‘básicos’, que são: entender plenamente o valor do GP, ter executivos - ‘patrocinadores de projetos’ - ativamente engajados, alinhar projetos estrategicamente, desenvolver e manter talentos, estabelecer um bom alinhamento e efetividade com o PMO e usar padrões de GP em práticas por toda a organização.

Certos aspectos apurados pela pesquisa, realizada com 2800 organizações no mundo todo, justificam a crença do PMI de que há oportunidade para elevar a atenção a um número de práticas fundamentais.

Quer saber mais?

A matéria de capa da última Revista Newsletter do PMI-RS abordou o tema. Acesse aqui.

Baixe, nesta baixa, a pesquisa completa e leia a matéria publicada na editoria de Tecnologia do Jornal do Comércio do Rio Grande do Sul, para a qual o presidente do PMI-RS, Thiago Regal, foi entrevistado. 

Data de publicação: 29 de maio de 2015