A tarde do último dia do 10º Ciclo de Palestras, 13 de junho, foi uma oportunidade para ver cases de implementação de boas práticas de gerenciamento de projetos em áreas diferentes. O diretor do Centro de Inovação e Empreendedorismo da Ftec Faculdades, Evandro Schenal, mostrou como vários grupos estão trabalhando para desenvolver um sistema empreendedor na Serra Gaúcha. “Estamos tentando movimentar cidades, instituições e governos a fim de não perdermos esta ‘onda’ de negócios e possibilidades abertos pela economia criativa”. Schenal apresentou iniciativas de reunião de startups motivados por esse objetivo, e também exemplificou como o gerenciamento de projetos pode ser um aliado no desenvolvimento de negócios inovadores.

No Grupo SAZI, o gerenciamento de projetos faz parte de uma fase recente da empresa familiar que já tem 30 anos. O primeiro projeto foi realizado em 2012, segundo a diretora administrativa Aline Zini Backes. “Tínhamos uma tarefa complexa que era executar um novo layout fabril, ou seja, virar a empresa do avesso, e fomos buscar uma ferramenta robusta para colaborar com o planejamento e a execução desta mudança que geraria uma serie de impactos importantes, inclusive, no clima da empresa”. Após este projeto, o grupo passou a utilizar o gerenciamento de projetos em outros objetivos e, recentemente, utilizou as boas práticas para refazer seu planejamento estratégico. 

Após as palestras, os cases foram abordados e detalhados em debate com a plateia. A atividade encerrou o 10º Ciclo de Palestras da Serra Gaúcha, que contou com a participação de cerca de 250 pessoas ao longo dos três dias de evento.
Data de publicação: 13 de junho de 2015