“Ao infinito e além”

O bordão do boneco astronauta Buzz Lightyear no filme Toy Story, se encaixa bem na história recente do PMIRS.

Sempre buscando aprimorar a gestão e a capacidade de entrega do capítulo aos filiados e para a comunidade de gerenciamento de projetos do Rio Grande do Sul, diversas inciativas de mapeamento e aprimoramento de processos internos, ferramentas de apoio, estrutura de suporte, entre outras várias iniciativas vem sendo trabalhadas sucessivamente entre as gestões.

Fomos amadurecendo e aos poucos percebendo que entre nossos pares algumas de nossas abordagens eram mais evoluídas e nos traziam resultados melhores. Começamos a submeter algumas práticas para eventos globais do PMI como forma de validar nossa maturidade e termos um comparativo através da análise de um time sem olhos apaixonados por um ou outro capítulo.

Em 2011 tivemos nossa primeira experiência de reconhecimento internacional das práticas realizadas no nosso PMIRS através de um artigo submetido para um LIM (Leadership Institute Meeting) e que foi aceito para ser apresentado. Pela primeira vez nossos voluntários compartilharam com líderes do mundo todo práticas realizadas em nosso capítulo e que foram consideradas de excelência e dignas de serem divulgadas mundo à fora.

Desde então o PMIRS tem apresentado anualmente em LIMs pelo menos uma palestra sobre práticas que são efetivamente realizadas em nosso capítulo e que são consideradas de excelência por uma banca extremamente crítica que avalia milhares de submissões vindas de capítulos do mundo todo.

O ápice de nosso reconhecimento Global foi em 2015, quando fomos eleitos o Melhor Capítulo do Mundo na categoria de 301 a 1500 filiados pelas atividades realizadas durante 2014, com o prêmio 2015 PMI® Chapter of the Year. Na avaliação do PMI Global, nenhum outro capítulo dentro de nossa categoria entregou mais valor para os filiados e para a sociedade naquele ano. Conseguimos chegar ao topo!

Em 2016 tivemos o case de ampliação da planta da CMPC Celulose Riograndense eleito como 2016 PMI® Project of the Year Finalist, sendo considerado um dos três melhores projetos do mundo, em uma clara demonstração que grandes projetos são geridos com excelência em nosso estado.

Este ano estamos muito felizes por termos sido selecionados para a apresentação de três cases no LIM North América, que ocorrerá em novembro na cidade de Chicago. Vamos compartilhar nossas práticas de Governança, atividades relacionadas com o PMIef e práticas de Filiação e retenção. Pela primeira vez vamos compartilhar mais do que duas práticas no mesmo LIM, o que nos deixa muito enaltecidos, pois é um reconhecimento sem precedentes e que poucos capítulos no mundo conseguem alcançar. Participar apresentando três práticas no mesmo LIM é muito raro, é reconhecimento explícito do grande trabalho e dedicação de nossos voluntários. Toda a diretoria ficou em estado de êxtase com a aceitação de três artigos, que à medida que as mensagens eram recebidas compartilhávamos com o grupo.

A adrenalina ainda não havia baixado quando recebemos a notícia que nos levou às lágrimas: fomos escolhidos como finalistas do 2017 PMI® Chapter of the Year Award em nossa categoria pelas atividades desenvolvidas em 2016. Mais de 150 capítulos foram avaliados e somente quatro finalistas selecionados.

Estamos ainda no aguardo da análise da submissão do projeto do Escritório de Projetos Global da Gerdau, que foi submetido para o 2017 PMI® PMO of the Year, cujo resultado da comissão de avaliação deve ser divulgado até o final deste mês de Agosto.

Chicago 2017 será um grande LIM para o PMIRS. É uma grande vitória termos sido escolhidos para três palestras, e estarmos entre os finalistas já é um grande reconhecimento a todo o esforço, trabalho sério e dedicação de um time de voluntários sem igual. A expectativa também é grande quanto aos reconhecimentos que podemos obter. Sabemos que ainda temos muito o que aprender e crescer, que há muito o que ser feito em prol de nossos filiados e da comunidade de gerenciamento de projetos do Rio Grande do Sul. Estamos muito contentes e sabemos que nosso horizonte é o infinito, e vamos além!

Autor: Fábio Giordani, Presidente do PMIRS

Data de publicação: 15 de agosto de 2017