No dia 16 de setembro de 2017, em Passo Fundo, ocorreu a primeira edição do Ciclo de Palestras do Núcleo Noroeste do PMIRS. O evento foi realizado no auditório ICEG da Universidade de Passo Fundo e teve como tema central Sustentabilidade e Tendências em Gerenciamento de Projetos”.

O Ciclo de Palestras teve uma programação formada por temas diversos e troca de experiências. O primeiro palestrante foi Leandro Vignochi, PMP, PRINCE2, MBA, membro do conselho consultivo do PMIRS e diretor na Exitus Gestão de Projetos e Processos, que falou sobre as novidades do PMBOK 6ª edição. Outra apresentação foi do professor de Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos, PMP, CSM (DXC), Guilherme Souto, que abordou o tema exponencialidade das empresas e o papel do Gestor de Projetos nessa nova tendência.

A tarde continuou com a palestra oferecida por Janaína Rafaela Rosa, gestora empresarial e Master Coach, com o tema: Comportamentos para o sucesso na Gestão de Projetos. A programação teve andamento com Cesar Dal Maso, consultor empresarial, professor de Pós-Graduação, autor de livros e Ph.D. Ele compartilhou a estratégia em gerenciamento de projetos utilizado pela Disney na criação dos seus parques, em especial o Imagineering.

O encerramento foi realizado por Fábio Cruz, PMP, CSM, PRINCE2, ITIL, professor, palestrante, empreendedor, autor e trainer, que trouxe a importância dos métodos ágeis na construção de experiências e resultados mais satisfatórios para seus projetos, o tema abordado foi: Transformando na prática uma empresa Tradicional em Ágil.

Além da programação de palestras, o ciclo foi marcado por momentos de integração, homenagens aos novos filiados ao capítulo na região, debates e um workshop, ministrado por Fábio Cruz. O tema abordado foi Agile Scaled Game. A oficina propôs uma revisão de conceitos ágeis e aplicação de dinâmicas para fixá-los.  Por meio de dinâmicas baseadas no método LEGO® SERIOUS PLAY®, o especialista demonstrou como é possível haver a escalabilidade de interação de diversos times de projetos ágeis em busca de um objetivo comum.

Data de publicação: 26 de setembro de 2017
Créditos das Fotos: Bruna Vancini