Os cenários e as possibilidades entre homens e mulheres no mercado de trabalho são assuntos de extrema importância e que têm sido cada vez mais discutidos em diversos fóruns, especialmente, tendo em vista que a desigualdade de gênero ainda é bastante expressiva no Brasil. Com o intuito de contribuir e também inspirar, aproveitamos o Dia Internacional da Mulher, 08 de março, para compartilhar ideias e sugestões.

Uma simples ideia pode ser muito poderosa e efetiva – se abordada da maneira correta. E a ideia de juntar as mulheres de uma empresa, organização ou em volta de uma causa, apenas com o objetivo de fomentar uma identidade de suporte e apoio, é extremamente simples.

Essa é a proposta defendida pela executiva Anne Welsh McNulty em um artigo escrito para a Harvard Business Review, no qual explora como a realização de almoços voltados para o encontro de mulheres em uma mesma organização pode empodeirá-las e fomentar o compartilhamento de experiências, aprendizados, conselhos e problemas.

Iniciativa semelhante tem sido desenvolvida pelo PMIRS há dois anos, através da realização do PMDay Mulheres na Liderança. A finalidade do evento temático é refletir e discutir, proporcionar networking e a troca de conhecimentos sobre o papel e os desafios das mulheres no ambiente de gerenciamento de projetos.

O assunto também é central para o PMI. Um dos caminhos encontrados pela organização para fomentar o tema, em nível global, foi a inclusão de um espaço voltado à liderança feminina na rede ProjectManagement.com. O blog explora lições, peculiaridades, características e opiniões de mulheres em posições de liderança. Acompanhe aqui! Pois se informar-se já é uma forma de contribuir para a discussão e o avanço de um tema tão importante: o lugar das mulheres nos ambientes de trabalho.

Data de publicação: 08 de março de 2019