Na noite de 28 de março ocorreu a Aula Aberta da 1a edição do MBA em Gerenciamento do Projetos na Universidade de Passo Fundo (UPF), conveniado com o PMIRS. A iniciativa é resultado de ações articuladas pelo Branch Norte, liderado pela diretora Soedi Cármen Roso, e foi possível graças à parceria e ao trabalho realizado junto à universidade.

O projeto do MBA iniciou em 2018 e, nesse evento, foi oficialmente apresentado à comunidade. Fez parte da programação uma palestra ministrada pelo VP de Relações Institucionais do PMIRS, o Engenheiro Marco Antônio Kappel Ribeiro, sobre o tema Soft Skills - Você ainda vai precisar disto!

Durante sua apresentação, Kappel destacou que, num mundo de avanços tecnológicos cada vez mais rápidos, o Gerente de Projetos precisa, cada vez mais, ir além de conceitos técnicos básicos para gerenciar um projeto, como escopo, cronograma, orçamento, riscos e outros, pois as organizações buscam profissionais que demonstrem ter, além das habilidades técnicas - que continuam sendo fundamentais -, conhecimentos e habilidades comportamentais, sociais e emocionais, as chamadas Soft Skills. Entender e adquiri-las, em um mundo cada vez mais digital, é uma questão de sobrevivência para o profissional. A liderança do Gerente de Projetos pressupõe o domínio dessas habilidades.

Com o objetivo de trazer alguns insights para uma reflexão daqueles que já são, ou pretendem seguir a carreira de Gerente de Projetos, a palestra foi seguida de um painel de debates com o tema Gerenciamento de Projetos e o mercado de trabalho. Participaram a Engª. Verônica Rosa Pavoni e o Engº. Jean Dela Líbera. O evento contou com a participação de filiados ao PMIRS, universitários e profissionais atuantes e interessados no tema.

Antes do evento, ocorreu uma reunião dos voluntários do PMIRS com representantes de empresas presentes no Polo Tecnológico que fica na UPF, onde também o Branch Norte tem sua sede. O encontro gerou um bate-papo sobre o papel do gerente de projetos nessas empresas, o perfil desejado, os principais desafios e a visão do PMI sobre o tema.

 Confira também os destaques dessa noite relatados no site da UPF.

Data de publicação: 02 de abril de 2019