Nos dias 23 e 24 de agosto ocorreu o 2º Seminário de Gestão, Projetos e Liderança no Norte Gaúcho, na Universidade de Passo Fundo (UPF), onde também fica a sede do Branch. O evento foi realizado pelos voluntários do PMIRS Branch Norte Gaúcho.

Segundo os organizadores, o evento cumpriu com o objetivo de disseminação de conhecimento em Gerenciamento de Projetos para Passo Fundo. Participaram 95 pessoas, envolvendo filiados ao PMIRS, universitários e profissionais atuantes e interessados no tema. O evento apresentou quatro palestras e dois cases na área de gerenciamento de projetos.

Fez parte da programação a palestra ministrada pela Master Executive Coach e especialista em Análise Comportamental Daiane Paim, com o tema “Desenvolver Pessoas de Alta Performance Potencializado Resultados no Processo Empresarial”. Ela mostrou como pessoas são o maior capital de uma empresa.  

Após coffee-break repleto de networking, o palestrante Luiz A. Ferreira, Especialista em Gerenciamento de Projetos e PMP, ministrou sua palestra “Inovar e Transformar através da Integração das Habilidades de cada Indivíduo”, mostrando que entender as características, valores e crenças de cada um é essencial para formar equipes de alta performance.

Para finalizar a noite, Roberto S. Rabello, que possui pós-doutorado em Strategic Digital City e é Professor Titular da UPF, apresentou o case “Smart Campus UPF: um Laboratório de Tecnologias para Smart Cities”. É um projeto de pesquisa e extensão que envolve alunos e professores com o objetivo de criar dentro de um contexto de Living Lab. Esse espaço serve para testar, no território de um campus universitário, tecnologias para serem aplicadas em grandes cidades.

O segundo dia

A programação iniciou com uma questão: “Os Projetos para a Copa do Mundo de Futebol no Brasil Terminaram?”. Ela foi trazida pelo consultor, especialista em Gerenciamento de Projetos, PMP e professor de MBA da UPF, Ivan Brasil. Ele enfatizou a importância de se utilizar as lições aprendidas de projetos anteriores para o sucesso de novos projetos, e de se ter um escopo bem definido.

O segundo palestrante do dia, o Diretor-Presidente da Fertisystem Group, empresa de tecnologia e desenvolvimento de equipamentos especiais nos conceitos de zootecnia de precisão, Evandro Martins, apresentou o case “Fertisystem: Criação de Novos Conceitos e Soluções Sustentáveis”. Ele falou sobre ciência, tecnologia e inovação nos processos de plantio, com economia e produtividade.

 Carlos Augusto Freitas finalizou o evento falando sobre “Gestão Estratégica x Transformação Digital”. Ele abordou os principais conceitos de gestão, que conectam o desenho à implementação estratégica contemporânea, e os impactos do AGILE e da Transformação Digital na estratégia de uma organização. No turno da tarde, seguindo a mesma ideia, Carlos também ministrou o workshop intitulado “Por que as ideias falham e como garantir que não falhem”.

Data de publicação: 04 de setembro de 2019