Reunir pessoas para compartilhar conhecimentos e debater um assunto relacionado ao gerenciamento de projetos foi o objetivo de mais um PMDay. A primeira edição do ano abordou o tema "Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO)" e aconteceu na sexta-feira, 13 de março, no Auditório do Global Tecnopuc, na PUCRS.

O Melhor Projeto Global do Ano de 2019 do PMI, o E2, da Embraer, que representa uma revolução na história da aviação comercial, foi apresentado pelo Diretor de Programas da Aviação Comercial da Embraer, Fernando Oliveira.

O projeto, que foi o primeiro brasileiro a ganhar a premiação na história do prêmio do PMI, foi detalhado por Oliveira pela ótica da motivação e preparação do time envolvido. Ele apresentou o assunto falando sobre os quatro pilares que nortearam o trabalho com as equipes.

Como conectar pessoas seguiu sendo o tema central do evento. Lízia Sousa de Borba, da Conquer, falou sobre Networking, e fez os participantes se conectarem, literalmente, durante o evento.  

O terceiro palestrante foi Tiago Hermann, responsável pelo PMO de Gestão da Inovação da Braskem. Ele compartilhou as boas práticas e a forma com que a maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas pensa e gerencia seus projetos de inovação. A empresa tem uma carteira com 272 projetos pelo mundo.

A fim de aprofundar as discussões sugeridas pelo PMDay PMO foi organizado um debate no modelo fishbowl. A dinâmica permite que qualquer pessoa presente no evento ocupe um lugar no debate para perguntar ou opinar sobre o assunto em questão. E oportuniza um rodízio de participantes.

Além das palestras e do debate, houve um momento de falar sobre projeção de carreira. Coube a coordenadora do MBA em Gestão de Projetos em Negócios Digitais da PUCRS, Alessandra Dutra, abordar o tema e apresentar a iniciativa, que é uma parceria com o PMIRS. A Pós-Graduação foi correalizadora deste PMDay, junto ao Capítulo. 

Alessandra destacou também a oportunidade única e o grande diferencial  oferecido aos alunos deste MBA, através de uma parceria de mais de 12 anos da PUCRS com o PMIRS, no contato com profissionais, organizações e uma extensa base de conhecimento na área de gerenciamento de projetos.

Por fim, foram conhecidos os ganhadores do Prêmio Melhores do Ano PMIRS 2020 (1a edição), divulgada pelo PMIRS no início de 2020. São eles:

Melhor PMO do Rio Grande do Sul: Celulose Irani S.A

Melhor Gestor de PMO do Rio Grande do Sul: Emerson Silva (empresa Celulose Irani S.A)

Melhor Projeto do Rio Grande do Sul: Pet-commerce (empresa Hogarth Worldwide)

Melhores Gerentes de Projeto do Rio Grande do Sul: Martina Nichel e Nicole Citton (empresa Hogarth Worldwide)

 

 

Data de publicação: 13 de março de 2020