No dia 09 de maio aconteceu o Virtual Leadership Institute Meeting 2020 – Latin America, um evento do Project Management Institute voltado às principais Lideranças dos Capítulos da América Latina. Excepcionalmente neste ano, devido ao cenário da pandemia da COVID-19, o evento foi realizado no formato virtual.

A programação do evento foi voltada a temas relacionados ao momento desafiador e de mudanças. Além das palestras, tivemos alguns encontros virtuais. Entre eles, uma conversa com o CEO do PMI, Sunil Pashara. Também foram esclarecidas dúvidas sobre os recursos digitais disponíveis, como Programas Acadêmicos, PMIef, Brightline, e outros.

A importância de trabalhar em colaboração foi outro tema muito presente. David Harp (Gerente de Produto do PMI) falou sobre a atualização do redesenho do modelo de associação. Outro ponto, abordado por Mark Lines (Co-Fundador da Disciplined Agile - mais novo produto de gestão ágil do PMI), foi a escolha do seu WoW, que se refere ao modo de trabalho.

O Keynote Speaker César Souza (Consultor, Educador, Presidente e Fundador do Grupo Empreenda® e da EdE) abordou o papel da liderança em tempos difíceis. O palestrante convidou todos a refletirem sobre a sua atuação como líderes inspiradores. Souza nos convida a enfrentar os desafios atuais com um senso de propósito e um conjunto de valores fundamentais focados nas pessoas, a fim de produzir resultados claros com base nas prioridades acordadas.

Segundo Josiane Ballin (PMP, MSPM Business Developer e Gerente de Projetos na Indústria Hospitalar), gaúcha residente no Alaska e voluntária do PMI Educational Foundation, César reforçou que os atributos essenciais dos líderes inspiradores de hoje são: Resiliência, Coerência, Coragem, Inovação e Agilidade.

O cenário realista de um Congresso, replicado na plataforma do evento, transmitiu a conexão e acolhimento de um evento presencial. “Vivenciamos incríveis experiências, como uma mesma palestra sendo ministrada por voluntários em diferentes cidades ao redor do mundo. É, o mundo está mudando, e o PMI acompanha e inova”, compartilhou a Diretora de Filiação do PMIRS, Cíntia Totti, que também participou do evento.
Data de publicação: 15 de maio de 2020