Liderança: que “bicho” é esse?


O que é liderança? Você já deve ter ouvido essa pergunta diversas vezes e, provavelmente, já a fez outras tantas, seja para outras pessoas ou para si mesmo. A resposta para ela não é simples. Uma busca no Google retorna mais de 30 milhões de referências para sites com essa palavra. Qualquer que seja a maneira como tentarmos explicar, jamais chegaremos a uma resposta completa, pois o coeficiente abstrato que o significado da palavra carrega é muito grande.

Algumas pessoas tentam explicar o que é liderança usando termos como: aptidão, espírito, autoridade, habilidade, dentre outros. O Project Management Institute® (PMI) trata o termo Liderança como um TALENTO. Ah, ok! Mas e o que é “talento”? Bom, aí passamos para algo um pouco mais tangível.

O talento é entendido como sendo uma capacidade ou aptidão para desempenhar uma determinada atividade. O PMI coloca liderança como um dos três componentes do triângulo de talentos de um gerente de projetos, junto com conhecimento técnico da disciplina GP e com a habilidade de estratégia e negociação.

Se formos buscar no guia de boas práticas de gerenciamento de projetos editado pelo PMI (o famoso PMBOK®) um texto que nos explique esse triângulo, veremos que a descrição do mesmo se encontra no primeiro capítulo, ou seja, é de suma importância entender isso logo que se começa a ler. Além disso, poderemos perceber que o texto sobre o Triângulo de Talentos obviamente é dividido em três partes, e que a maior delas discorre sobre liderança.

Em outras palavras, entender o que é liderança realmente não é simples. Mas não vamos fazer disso algo comparável à dificuldade de se entender a Teoria da Relatividade de Einstein, pois não é.

Liderança é como beleza: cada um a enxerga de uma forma. Mas existem alguns pontos que são consenso sobre liderança, assim como existem pessoas que são consideradas bonitas pela maioria dos “demais mortais”. Líderes são aquelas pessoas que possuem o talento da liderança, e muitos deles são assim reconhecidos por apresentarem justamente esses pontos de consenso.

Quais são, então, esses pontos? Podemos listar vários mas, como já foi dito, não serão unanimidade. Vamos tentar?

Liderança pode ser entendida como o talento de se comunicar bem, de forma clara e concisa, com fácil entendimento e com feedback positivo.

Também podemos dizer que liderança pode ser traduzida por carisma, pela habilidade em cativar as demais pessoas, pela facilidade em criar seguidores, influenciar pessoas, inspirar confiança, questionar o status quo, inovar, e tantas outras denominações.

Então, se fizermos uma pesquisa com dez pessoas, não será baixa a probabilidade de obtermos dez respostas diferentes, ou até mesmo a mesma. Por isso, para entendermos um pouco mais sobre liderança, sempre será preciso uma dose grande de sensibilidade e observação, capacidade de abstração e conhecimento sobre pessoas e seus comportamentos.

Uma grande oportunidade para entender mais sobre liderança, grandes líderes e como eles pensam é participar da Jornada do Conhecimento do PMI, evento virtual promovido pelos 16 capítulos do PMI no Brasil, onde teremos a oportunidade de ouvir e aprender com grandes líderes em vários segmentos, principalmente grandes líderes de projetos.

Ah, e vale destacar que o evento será dividido em três partes, conforme o Triângulo de Talentos do PMI e, claro, a primeira parte será dedicada à?? LIDERANÇA!

Bora lá entender mais o que é liderança e como ser um bom líder?

Artigo por: Ernani Bonat

Data de publicação: 18 de setembro de 2020