Virou tradição o PMI montar uma lista dos projetos mais influentes do ano que passou. Neste ano, o “COVID-19 Therapeutics Accelerator” ocupa o topo do ranking. A justificativa é por identificar, acelerar e dimensionar tratamentos COVID-19 potenciais, coordenando esforços de P&D apoiado por grandes participantes, como Mastercard, The Bill & Melinda Gates Foundation e Wellcome, a partir de um valor de US$ 125 milhões.

Para detalhar suas escolhas, o PMI criou o site https://www.pmi.org/most-influential-projects, onde lista e apresenta os projetos. Além dos 50 mais influentes do mundo, a plataforma enumera 10 projetos destacados por cada região em que a organização está.

Na América Latina, na terceira posição, está o projeto ferroviário que promete ligar o Estado de Tocantins ao Porto de Ilhéus, na Bahia.  A obra começou em 2018, e está prevista para terminar em julho de 2021.

Sobre o projeto, o PMI destaca que o governo brasileiro anunciou, no mês de maio de 2020, planos de reiniciar o projeto ferroviário de 1.526 quilômetros que ligará o Tocantins ao Porto de Ilhéus: “um elo vital para o transporte das exportações agrícolas e minerais do país. E, com o tempo, um sistema ferroviário expandido poderia fornecer aos parceiros comerciais do país uma alternativa ao Canal do Panamá”.

 

Data de publicação: 11 de janeiro de 2021
Fonte: PMI