Desde 02 de janeiro o exame da certificação PMP® (Project Management Professional) mudou. Uma das principais mudanças foi a adição de novos domínios - Pessoas, Processos e Ambientes de Negócios - que passaram a integrar enfoques preditivos, ágeis e híbridos, a fim de refletir um panorama de entrega de valor do projeto mais completo. As mudanças têm o objetivo de reconhecer e acompanhar a dinâmica da profissão que o PMI chama de “Gerente de Projetos do futuro”. E todas elas podem ser conhecidas aqui.

Para abordar de forma recorrente todas as novidades referentes à prova, o PMI desenvolveu uma página em seu site, que pode ser acessada aqui. Nela estão reunidos todos os recursos disponíveis para ajudar os candidatos na preparação. Nesse espaço também há dicas de preparação para a prova. Duas das principais vão abaixo:

Visualize a linha de chegada e crie uma “declaração de missão” clara, explicando por que ser PMP® é importante para você - e analise-a para se manter motivado durante todo o processo de preparação.

  • Planeje estudar regularmente nas semanas ou meses anteriores ao Grande Dia.
  • Crie um cronograma de estudos que integre o trabalho e as obrigações familiares.
  • Compartilhe sua meta com outras pessoas para que elas possam ajudá-lo a se manter no caminho certo.
  • Procure o apoio de seu chefe. Veja se sua organização permite que você estude durante o horário de trabalho.

Faça um tour pelo exame e saiba mais sobre o formato de 180 perguntas:

  • As perguntas serão uma combinação de múltipla escolha, múltiplas respostas, correspondência, ponto de acesso e preenchimento limitado;
  • Reveja atentamente o esboço do conteúdo do exame PMP®, que detalha as áreas de conhecimento cobertas. O documento em português está disponível para download aqui ao lado desta notícia.

E não esqueça, acompanhe o tema e suas novidades neste site!

Data de publicação: 16 de março de 2021