Trazendo uma visão sobre o futuro organizacional pós-pandemia, o PMI Global publicou a Pesquisa Pulse of the Profession 2021. O estudo anual, que é realizado desde 2003, objetiva causar reflexão sobre os novos formatos de trabalho e o futuro do mesmo. Os resultados revelam o surgimento de 'empresas dinâmicas’. O termo se refere aos negócios que têm a capacidade de se flexionar e girar - onde e quando necessário - enquanto mantêm a estrutura, a forma e a governança.

Segundo a pesquisa, as ‘empresas dinâmicas’ selecionam as melhores formas para seguir trabalhando diante das adversidades e se concentram muito nas pessoas, a partir do entendimento de que o bom desempenho de uma equipe acontece quando cada indivíduo dá o melhor de si.  “Estas organizações estão liderando o caminho, capacitando seu pessoal a fim de dominar novas formas de trabalhar, enfatizando o elemento humano e entendendo o papel central que a cultura organizacional desempenha na qualificação constante das capacidades”, complementa o texto de apresentação do estudo.

Conforme o levantamento, em comparação com as organizações tradicionais, as ‘empresas dinâmicas’ podem ter altos níveis de agilidade organizacional (48% contra 27%) e são mais propensas a usar práticas de gerenciamento de risco padronizadas (68% contra 64%). Os dados revelam que também lideram o caminho em Economia de Projetos. Ou seja, as empresas destacadas na pesquisa contam com maior capacidade de transformar ideias em realidade. 

A pesquisa completa pode ser baixada no link.

Data de publicação: 09 de abril de 2021