Com lançamento previsto para o segundo semestre, o Guia PMBOK está recebendo atualizações. Recurso visto como um dos documentos mais influentes na área de Gerenciamento de Projetos, o PMBOK gera muitas expectativas – e também especulação – a cada nova versão. Com a sétima edição não está sendo diferente. Há uma grande procura para tomar conhecimento sobre as mudanças que serão trazidas pelo material. O que se pode adiantar: associados poderão ter acesso ao Guia gratuitamente. O público externo pode fazer a reserva do material no link a partir de 1º de maio.

O PMBOK apresenta dois documentos em um: o The Standard for Project Management - Standard para Gerenciamento de Projetos, que é o consenso para a profissão, e o Guidetothe Project Management BodyofKnowledge - Guia do Conhecimento para a Gestão de Projetos, que fornece uma estrutura para aplicar o padrão (Standard) usando o conhecimento existente dentro da profissão.

As novidades do Guia

As rápidas evoluções tecnológicas e a necessidade de organizações e profissionais de se adaptarem mais rapidamente ao mercado fizeram com que a nossa profissão evoluísse de forma contínua. Os profissionais agora têm a tarefa de identificar a abordagem correta (preditiva, ágil ou híbrida) para realizar o seu trabalho e acrescentar valor.

O Guia PMBOK reflete sobre essa flexibilidade e apoia o profissional no gerenciamento do projeto de forma a entregar produtos que permitam alcançar os resultados pretendidos. As alterações propostas resultam de uma escuta ativa do feedback da comunidade de profissionais em todo o mundo.

O novo Standard para Gerenciamento de Projetos adota um formato baseado em princípios para abranger todas as abordagens referentes à entrega de valor, e não apenas a abordagem preditiva tradicionalmente associada ao Gerenciamento de Projetos. A ideia agora é de que devemos respeitar o direito do profissional de selecionar o enfoque correto para cada projeto – seja preditiva, ágil, adaptativa ou híbrida.

Os 12 Princípios que estão no Standard for Project Management são construídos em torno de um conjunto de pontos que melhor resumem as ações e comportamentos aceitos pela profissão, independentemente da abordagem de desenvolvimento.

Data de publicação: 19 de abril de 2021