Considerado o acontecimento regional de 2021, o PMI LATAM Changemakers Initiative é um evento virtual, diferente, moderno e interativo que conta com quatro episódios ao longo do ano. Com sessões em espanhol e português a iniciativa, que é gratuita para membros do PMI América Latina e organizações parceiras convidadas, é direcionada aos Changemakers da América Latina, indivíduos que promovem de forma proativa mudanças e transformações nas empresas, nas pessoas e na sociedade em geral.

Os eventos são distribuídos por questões, tendências e setores específicos que estão moldando o novo ecossistema de trabalho de Economia de Projetos - onde as pessoas contam com as habilidades necessárias para transformar ideias em realidade. Sempre com muita interatividade, o programa traz ao público grandes nomes do mercado de Gerenciamento de Projetos.

Entre os dias 6 e 8 de maio, aconteceu o primeiro episódio, intitulado Agility Champions, que contou com palestras, painéis e ações de interatividade. Paralelamente, aconteceu a versão kids, direcionada às crianças de 5 a 12 anos. O Agility Champions Kids permite que sejam conhecidas habilidades de Gerenciamento de Projetos, liderança, trabalho em equipe, entre outros, aplicando princípios e valores ágeis por meio de atividades e materiais adaptados à sua idade.

João Henrique, de sete anos, participou na companhia de seu pai, Cristiano Ramos Moreira. Em entrevista ao PMIRS, o profissional, que atua há 20 anos como gerente de Projetos de TI, garantiu que o evento oportunizou ao filho conhecer os princípios de Gerenciamento de Projetos. Conforme contou, a participação se deu pela oportunidade de interação com outras crianças. “João adorou a atividade do Jogo da Torre, pois gosta de jogos e desafios. Durante a semana, relatou a necessidade de priorizar as tarefas para depois ter tempo para diversão, demonstrando o entendimento dos conceitos repassados. Também adorou as fantasias dos monitores”, comemorou.

O evento, que abrangeu toda a América Latina, contou com a participação ativa de Márcio Santos, diretor de Impacto Social e Next-Gen do PMIRS, e Lavínia Albarello, voluntária da Diretoria Next-Gen e de Impacto Social do PMIRS. Ambos estiveram envolvidos com as dinâmicas que o Agility Champions Kids propôs às crianças. Na primeira atividade, intitulada ‘Jogos educativos: ágeis e preditivos’, foram abordados os valores da agilidade por meio de liberdade, carinho, respeito e confiança. Já no ‘Jogo da Torre’ foi incentivada a comunicação, o desenvolvimento de habilidades e novos conhecimentos por meio da interação entres os participantes do evento.

Os três eventos restantes do programa acontecerão em julho, setembro e novembro. O próximo episódio, Social Heroes, ocorrerá entre os dias 22 e 24 de julho. Não perca!

Data de publicação: 17 de maio de 2021