Com a proposta de aproveitar a criatividade dos membros das organizações para o desenvolvimento de soluções digitais, mesmo que não atuem na área de TI, o Citizen Developer é um dos novos produtos do PMI. A iniciativa tem como foco capacitar pessoal para a utilização de plataformas de criação de softwares que não exijam experiência com códigos utilizados por desenvolvedores especializados.

A solução é sustentada pela agilidade e pelo baixo custo. Entretanto, para atingir o objetivo, é preciso apostar em qualificação. O desenvolvimento cidadão – tradução de Citizen Developer, apesar de ser direcionado para todos, desde os gerentes de projetos mais experientes até entrantes na carreira, apresenta a necessidade de aprendizado das ferramentas disponíveis. Para isso, o curso Citizen Developer Foundation, que acontece on-line, individualizado e tem carga horária de 90 minutos, visa apresentar aos alunos a plataforma perfeita para sua jornada de baixo código/sem código.

O Citizen Developer se baseia no relato de tomadores de decisão do setor de TI, que afirmam que a transformação digital dos negócios é atrasada pela baixa quantidade de profissionais capacitados. Mas, segundo levantamento da Gartner, isso vai mudar. O estudo revela que o número de desenvolvedores cidadãos ativos - que possuem habilidades para criar aplicativos sem conhecimento de codificação -, será pelo menos quatro vezes o número de desenvolvedores profissionais em 2023.

É possível participar do projeto acessando a página do Citizen Developer ou, então, buscando aprofundamento no evento ‘Citizen Development’, que faz parte da série de eventos virtuais do PMI in Portuñol, e é organizado em conjunto com a Latam. Disponível nos idiomas latino-americanos, a versão em Português acontece das 7h às 8h, em 27 de maio. Interessados podem acessar o link para inscrição.

Data de publicação: 18 de maio de 2021