Quantas foram as vezes em que você se deparou com a vaga dos sonhos, mas não cumpria o requisito experiência? A pergunta é sempre a mesma: como adquirir histórico profissional se não há oportunidades para entrantes na área? O voluntariado é uma excelente opção nesses casos! Quer uma forma melhor de se conectar com as atividades profissionais que deseja exercer do que vivê-las de forma impactante e com uma equipe focada no propósito de viver intensamente cada demanda? Agora é a hora!

Expandir sua rede de contatos, criar vínculos duradouros e desenvolver suas capacidades e qualificações como líder. Essa é a aposta do PMIRS. Além disso, ser voluntário permite estar na vitrine e se relacionar com a comunidade local de Gerenciamento de Projetos. O único pré-requisito é ser inquieto e ter vontade de entregar valor. O objetivo é quebrar o tabu da experiência versus oportunidade. Existem vagas para todos os níveis, do mais ao menos experiente. Inclusive, a interação entre juniores e seniores é justamente uma das metas da iniciativa. Conhecimento compartilhado é conhecimento multiplicado.

Segundo a VP de Filiação e Voluntariado Cíntia Olicheski Totti o voluntariado permite a maturação profissional. “Atuar no PMIRS nos permite vivenciar momentos jamais imaginados. A zona de conforto não existe aqui. Temos a chance de colocar em prática tudo que aprendemos na teoria da Gestão de Projetos e desenvolver outras skills”, analisa. Ainda conforme Cíntia, a equipe é muito unida e uns torcem pela ascensão dos outros. “É incrível participar das jornadas das pessoas, acompanhar as suas evoluções e ver elas conquistando o mundo, literalmente”, comemora.

A profissional é voluntária na instituição há quase quatro anos e garante que todos os voluntários são essenciais, têm a mesma importância, independente da experiência, do cargo, das atribuições ou dos projetos vinculados. “Olhando para trás, vejo pessoas dedicadas, responsáveis e engajadas por fazer do PMIRS um único time. E me sinto privilegiada de fazer parte”, conclui.

Diferentemente de Cíntia, Ana Paula de Oliveira Sometes é voluntária do PMIRS há apenas três meses, e, antes disso, tinha zero experiência na área de Gerenciamento de Projetos. Hoje, atua como analista de projetos e está vinculada às Diretorias de Next-Gen e Impacto Social e Setor Público. Para ela, está sendo uma grande oportunidade, porque enquanto Next-Gen, nova geração de profissionais de Gerenciamento de Projetos, existe a possibilidade de aprender mais sobre a área com voluntários experientes e de colocar em prática todo o conhecimento que foi aprendido ao longo do seu MBA em Gestão de Projetos. “Tenho a oportunidade de usar meu conhecimento para impactar positivamente a vida das pessoas e, pra mim, esse é o grande valor do voluntariado”, menciona.

Carolina Bettker Vasconcelos, por sua vez, foi voluntária do PMIRS por um ano e meio. Atualmente, além da experiência adquirida, também conta com experiência de um ano e três meses no mercado. Conforme recorda, a oportunidade lhe garantiu o aprendizado não apenas das questões técnicas que permeiam o Gerenciamento de Projetos, mas também os quesitos comportamentais. Além disso, diz ter encontrado a si mesma. “Me desenvolvi na mesma proporção em que me doei à instituição. O voluntariado me desafiou intensamente, o que me tornou mais confiante e adaptável. Certamente, essa experiência foi essencial para que eu conseguisse iniciar uma nova e desafiadora etapa em minha carreira”, salienta.

Se você está interessado em se experimentar no voluntariado do PMIRS, fique atento ao nosso Mural de Vagas. Estamos sempre publicando novas vagas. Uma delas poderá ser compatível com seu perfil. Acesse!

Data de publicação: 21 de maio de 2021