De acordo com a pesquisa Pulse of the Profession de 2020, do PMI global, as organizações que não incluem o Gerenciamento de Projetos (GP) como uma competência estratégica tendem a não obter sucesso em pelo menos 67% das iniciativas. Para impulsionar a mudança e o crescimento das empresas, é preciso priorizar os profissionais da área. A contratação de um gerente de Projeto pode dar às equipes executivas espaço para se concentrarem na construção dos negócios, enquanto o GP tem a responsabilidade de garantir que nada passe despercebido.

O foco do gerente de Projetos é assegurar o cumprimento da tarefa e atuar na resolução de eventuais problemas. Este profissional define papéis, atribui tarefas, acompanha e documenta o andamento da sua equipe por meio  de ferramentas e técnicas apuradas, administra investimentos e integra as pessoas para trabalharem juntas por um só objetivo. Também é função deste profissional monitorar possíveis riscos e estar sempre preparado para mudar de estratégia rapidamente, se necessário.

O perfil profissional do GP

Um gerente de Projetos deve ter organização, agilidade na tomada de decisões e visão para calcular riscos. Deve inspirar sua equipe, saber planejar o passo a passo, ser flexível para mudar de estratégia e rápido para organizá-la. Os GPs sabem como gerenciar pessoas e incentivá-las a usar o que têm de melhor em nome do projeto. Então, os gerentes de Projetos:

  • Exercem a liderança;
  • Se comunicam muito bem;
  • Estão em constante aprendizagem;
  • São negociadores;
  • Sabem avaliar riscos;
  • Focam nos resultados.

 Agora, que já sabe a diferença que os gerentes de Projetos podem fazer nas organizações, fique ligado no site, porque em breve traremos um conteúdo especial sobre as personalidades dos GPs. Será que você se encaixa? 

Data de publicação: 17 de junho de 2021