Projetos bem-sucedidos requerem profissionais capacitados. Mais do que um entendimento coletivo, a afirmativa foi confirmada na pesquisa ‘Talent Gap: Ten-Year Employment Trends, Costs, and Global Implications’. O estudo, que examina a demanda por profissionais e a necessidade das organizações, demonstra que 25 milhões de novos Gerentes de Projetos precisam entrar no mercado de trabalho até 2030. Para preencher as oportunidades, 2,3 milhões de pessoas devem entrar em campo a cada ano. Os resultados apontam, também, que o crescimento mais rápido será no setor de Desenvolvimento de Software.

Os resultados obtidos pelo estudo levantam também os motivos para tantas vagas em aberto. Ocorre que, mundialmente, a demanda por profissionais habilitados para trabalhar com Gerenciamento de Projetos é persistente. Tanto é fato que, todos os profissionais com talento para liderar já são cotados para ocupar os cargos disponíveis. As razões mais robustas para que haja lacunas são: o aumento do número de empregos que exigem habilidades voltadas para Gerenciamento de Projetos; o aumento da demanda por profissionais de projetos em países emergentes e em desenvolvimento devido ao crescimento econômico; e a taxa de aposentadoria.

Para entender o crescimento da profissão, os levantamentos do ‘Talent Gap: Ten-Year Employment Trends, Costs, and Global Implications’ foram regionalizados.  Os dados foram modelados de países selecionados, levando em consideração dados de outros países nestas regiões: Ásia-Pacífico (Indonésia, Japão), China (China continental), Europa (Alemanha, Reino Unido), América Latina (Brasil, Colômbia) , Região MENA (Egito, Arábia Saudita), América do Norte (Canadá, Estados Unidos), África Subsaariana (África do Sul, Nigéria) e Sul da Ásia (Índia).

Confira os resultados do  ‘Talent Gap: Ten-Year Employment Trends, Costs, and Global Implications’ no link. O arquivo completo possui 16 páginas, é disponibilizado em PDF e está disponível apenas em inglês.

Data de publicação: 06 de julho de 2021
Fonte: alent Gap: Ten-Year Employment Trends, Costs, and