Para escolher a lista de homenageados do Future 50, o PMI buscou centenas de especialistas e partes interessadas em todo o mundo para as nomeações. Depois que o comitê avaliou os indicados, os finalistas foram individualmente pesquisados ​​e/ou entrevistados. Os homenageados selecionados foram escolhidos para representar todo o espectro de regiões, setores e realizações da Economia de Projetos. Uma das 50 lideranças do futuro é William Meller. Jovem, com apenas 25 anos, ele é gerente de Portfólio de TI na Dell.

William se tornou voluntário do PMIRS em 2015, após participar de um evento em que pôde conhecer um pouco sobre o Capítulo. Com a visão de que precisaria cercar-se de boas pessoas para alavancar a carreira, percebeu que, integrando a equipe, poderia conectar-se com profissionais experientes e ingressantes, algo que o levou a aprender muito. “O voluntariado construiu boa parte do que sou hoje, não apenas no serviço voluntário em si, ou naquilo que eu me envolvi enquanto voluntário, mas principalmente nas pessoas que conheci e deixaram um pouco de si como aprendizado e ensinamento”, menciona.

Sentindo-se honrado por ter sido reconhecido entre tantos outros jovens que estão fazendo a diferença ao redor do mundo, William concedeu uma entrevista à equipe de Comunicação do PMIRS. Confira o resultado da conversa:

PMIRS - Qual foi o contexto que te levou a ser voluntário do PMI?

William - “Eu sempre tive um grande propósito envolvendo a construção de valor para novas gerações, ajudando jovens a perceberem que podem ser agentes de mudança e assumir papéis importantes de liderança. Neste contexto, tive a oportunidade de me engajar não só em iniciativas locais, mas também assumir um desafio global no PMI. O objetivo é disseminar para diferentes culturas do mundo a proposta de que outros jovens também devem participar da mudança.”

PMIRS - Qual o roteiro que o levou a ser reconhecido como uma das 50 lideranças do futuro? Se precisasse montar uma linha do tempo, quais seriam os pontos?

William - “Esta é uma pergunta que me faz refletir. Os reconhecimentos acabam vindo quando estamos ocupados em fazer mais. Eles são apenas combustíveis para não pararmos e nem diminuirmos o ritmo do que fazemos. Penso que ser considerado uma das 50 lideranças do futuro foi consequência de eu nunca desistir ou deixar de fazer algo por causa da minha idade. Nunca deixei que ela fosse uma barreira das iniciativas que tomei com relação a carreira e a vida. Utilizei todas as ferramentas disponíveis à minha volta para mostrar isso a outros jovens e ajudá-los a também quebrarem as barreiras ao redor deles. Hoje, olhando para trás, percebo que os jovens que seguiram o meu exemplo, se tornaram líderes em seus ambientes e contextos. Estes resultados me ajudam a fortalecer o meu propósito de não parar por aqui.”

PMIRS - Qual a responsabilidade que este reconhecimento traz?

William - “Acredito que o reconhecimento pode ajudar novas pessoas a buscarem entender um pouco da trajetória dos indicados. A maior responsabilidade que alguém pode ter é a de manter o comprometimento e o trabalho que a levou ao reconhecimento. É até um pouco simples, mas, na verdade, há sempre um dever inerente de, mesmo mudando de ambiente, nunca esquecer os propósitos e as bases que nos fazem ir em frente. A grande responsabilidade sempre vai ser essa: a de manter o comprometimento com meus propósitos.”

PMIRS - O que é liderança para você?

William - “Vou tentar simplificar. Acredito que liderança seja a capacidade de, mesmo silenciosamente, influenciar pessoas a usarem seus talentos e sua energia nas coisas certas. Além disso, ajudá-las a remover as travas que, realmente, as atrapalham, deixando os impedimentos que podem ser importantes para o crescimento pessoal  e profissional.“

PMIRS: Quais as skills e as características de um grande líder?

William - “Vou citar três grandes fortalezas que acredito formarem a base. A primeira delas é a integridade, já que não posso ser influenciado por alguém que não seja capaz de tomar decisões com bases éticas. A segunda é o senso de propósito, já que líderes que não são capazes de entender o porquê fazem o que fazem e, pior ainda, não são capazes de transmitir esse porquê com clareza, acabam confundindo o foco de quem eles lideram. E a terceira é a comunicação, que pode facilmente ser a característica mais importante de um líder para o século XXI, já que pessoas que não são capazes de se comunicar com todas as gerações, com clareza e simplicidade, terão uma enorme dificuldade em mover pessoas e times para uma mesma direção.”

PMIRS -  Quais dicas você daria para os ingressantes em Gerenciamento de Projetos?

William - “A grande dica é jamais se limitar a uma visão, a um método, a um campo de conhecimento ou a apegar-se a uma solução única para todo tipo de problema. Sempre questiono o que leio e o que escuto, com o objetivo de ir além do básico e entender o porquê cada pequena coisa funciona de determinada forma. Ingressantes em Gerenciamento de Projetos, precisam ser curiosos para aprender o que já está posto e criativos para saber utilizar tudo isso em conjunto. Parece clichê, mas clichês são muito bons: um bom profissional nunca para de equipar a sua caixa de ferramentas com novas soluções e conhecimentos.”

Conheça mais e acompanhe os próximos passos de William por meio do site e do LinkedIn.

Data de publicação: 16 de julho de 2021