Atualmente, são 14 voluntários que atuam na Diretoria de Impacto Social. O time, liderado pelo diretor de Impacto Social e Next-Gen Márcio Santos, desenvolve habilidades de Gerenciamento de Projetos em três instituições parceiras, a Associação Estrela Azul, o Centro Social Madre Assunta Marchetti e o Engenheiro Sem Fronteiras. A equipe também promove imersões em Gerenciamento de Projetos para engenheiros. As iniciativas visam contribuir com as instituições no sentido de identificar e planejar a resolução de problemas originados pela falta de conhecimento e prática no que diz respeito a projetos.

Possibilitando e incentivando a captação de recursos, em parceira com o PMICE, a equipe auxilia os times das organizações parceiras a trabalharem de forma eficaz com seus projetos internos e, também, com os que são necessários para cumprir requisitos de editais que destinam recursos para a manutenção do trabalho. Além da vantagem de ter uma equipe de profissionais com muito conhecimento em Gerenciamento de Projetos, as entidades podem contar com esta dedicação de forma gratuita e engajada.

Consciente de que é possível auxiliar e levar aprendizados para mais pessoas e instituições, Márcio relata que a equipe está trabalhando na busca de novas parcerias com organizações do terceiro setor, escolas e universidades. Orgulhoso, o dirigente lembra que o capítulo gaúcho é pioneiro no Brasil com o voluntariado na Educação.

“Fizemos um importante trabalho com a ONG Wimbelemdon foram dois anos de parceria, o que inclusive, nos garantiu destaque na premiação do Projeto do Ano em 2020 junto ao PMI RS”, rememora. A instituição, que fica em Porto Alegre, conforme situa ele, hoje consegue trabalhar com projetos com autonomia e promove a inclusão social de menores em situação de risco social por meio do esporte.

Márcio Santos foi mentor da edição mais recente do Changemakers Teens. Evento que aconteceu na última semana, de 22 a 24 de julho, e reuniu jovens de 13 a 19 anos. Na oportunidade, aconteceu um hackathon virtual, onde os jovens aprenderam sobre Gerenciamento de Projetos e, a partir dos conhecimentos adquiridos, desenvolveram, em equipe, uma das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas: Igualdade de Gênero; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Ação Climática.

A equipe SOS Tropical foi a vencedora. Composta por seis jovens de 15 a 18 anos, residentes no Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, receberam como Prêmio Principal, avaliação do jogo eletrônico pela TGA (empresa de jogos eletrônicos de Tomas Giovanetti, jovem empreendedor argentino) e estágio não remunerado (em inglês e espanhol). Cada ganhador recebeu, também, óculos de realidade virtual, 50 dólares para consumir na Amazon e licença gratuita do jogo "You Deserve" da TGA. Além disso, as sete horas de envolvimento e mentoria colocaram o PMIRS no Mapa de Capítulo de Impacto Social.

Data de publicação: 29 de julho de 2021