Os resultados da ‘Pulse of the Profession’ de 2021, apontam para uma importante realidade: as empresas da América Latina são resilientes. De acordo com o levantamento, a diferença entre organizações que enfrentaram com êxito os desafios impostos pela pandemia, em comparação com as que não tiveram o mesmo desempenho, diretamente conectado com a realidade das empresas dinâmicas - que combinam estrutura, forma e governança com a capacidade de flexibilizar e contornar a demanda. Por aqui, negócios em que estão em sinergia com este novo modelo organizacional são mais ágeis do que as firmas tradicionais. A diferença é de 47% contra 25%.

Uma das diferenças mais importantes entre empresas dinâmicas e tradicionais é a concentração nos resultados dos projetos do que nos processos aplicados. Sendo assim, ao invés de utilizarem um padrão único de Gerenciamento de Projetos, o novo modelo avalia as melhores formas de trabalho de acordo com as situações vivenciadas no momento. Ou seja, adaptabilidade é a alma do negócio. Da mesma forma, o novo modus operandi se dispõe a valorizar os conhecimentos e as competências de cada profissional do ecossistema. A prática motiva todos a darem o melhor de si e impulsiona resultados excelentes, afinal, quem não sonha em ter o talento reconhecido?

Empresas dinâmicas versus tradicionais

  • Propensão a seguir práticas padronizadas de GP - 26% contra 15%;
  • Disposição para práticas de gerenciamento de riscos - 64% contra 46%;
  • Informar seus ganhos de produtividade em 2020 - 74% contra 52%;
  • Transformação digital - 79% contra 60%;
  • Capacidade de adaptação organizacional - 77% contra 55%;
  • Eficiências operacionais - 77% contra 49%.


Todos esses são fatores que ajudaram as equipes a produzir remotamente durante a pandemia. O retorno? As empresas dinâmicas da América Latina demonstraram maiores chances de alcançar melhores resultados com seus projetos, incluindo o cumprimento das metas originais e do objetivo dos negócios. Quer saber mais? Clique no link e leia a pesquisa completa.

Data de publicação: 12 de agosto de 2021