Você sabe o que é o Project Management Office ou Escritório de Projetos? E se falarmos PMO no meio de uma conversa, consegue saber do que se trata? Se é do time que não está familiarizado com estes termos, chegou a hora de entender o que é e quais as funções deste departamento nos projetos organizacionais. De antemão, já garantimos um spoiler: o PMO possibilita um acompanhamento próximo das etapas de planejamento e execução dos planos empresariais.

De forma simplificada, Project Management Office (PMO) é o setor responsável por implementar e garantir a manutenção dos padrões de Gerenciamento de Projetos adotados pelas organizações. Ter um PMO dá segurança quanto à otimização dos processos e ao controle das etapas de execução. Tudo para que os propósitos da empresa obtenham o sucesso desejado. Em tempos de ampla competitividade no mundo dos negócios, o departamento tem ainda mais valor, porque mesmo que não se possa prever as mudanças do mercado, a equipe de gerentes de projetos consegue pensar em soluções para que as novidades sejam adotadas no menor tempo possível.

Mas, afinal, qual é a finalidade do PMO em uma empresa? Vamos explicar: é comum que os projetos não consigam atingir algumas das variáveis, como escopo, custo e tempo. O departamento tem o compromisso de, por exemplo, ajudar os gerentes de projetos para que tudo seja concluído dentro do prazo e dos custos previstos. Os PMOs também têm outras atribuições. As principais são: estruturação de relatórios sobre portfólios e projetos; repasse do progresso; gerenciamento de cronograma em nível de portfólio, recursos e riscos do portfólio; definição de metodologias; desenvolvimento de melhorias nos processos; determinação de métricas, distribuição de informações e facilitação da comunicação entre os times e do compartilhamento de recursos.

É possível dividir o PMO em três categorias. Confira:

PMO Corporativo: chamado de PMO Estratégico ou PMSO, é responsável por definir os padrões de gestão da corporação, ou seja, está relacionado a todos os projetos da empresa. Nesse sentido, tem conexão mais forte com os objetivos organizacionais. O Project Management Office Corporativo gerencia o portfólio, além de sinalizar e atuar na priorização dos projetos para os executivos.

PMO Departamental: também conhecido como PMO Tático, define os padrões de uma área, um departamento, uma diretoria ou uma unidade da organização. Destina-se a apoiar projetos simultâneos que acontecem dentro de determinada parte da empresa. Ele se encarrega de desenvolver e implantar metodologias e dar prioridade a projetos internos e aos gerentes de projetos departamentais.

PMO Operacional: aqui, os objetivos são bem específicos e costumam ter um tempo de funcionamento programado. Em tais situações, o PMO pode ser chamado Autônomo ou Programa-Projeto. É aplicado em projetos com um nível tão elevado de importância e complexidade que requerem a elaboração de padrões específicos.

Nesse caso, o PMO se mantém separado das operações da organização. Os conhecimentos e a experiência do gerente de projetos, bem como uma equipe mais madura, ajudam a alcançar o sucesso.

Nesta altura do texto, você deve estar se perguntando: “quais são as diferenças entre PMO e gerente de projetos?” Vamos tratar disso neste trecho final. Antes disso, precisamos esclarecer que, em algumas organizações, o PMO é formado somente por um profissional, mas, geralmente, é um setor que conta com equipe.

As atribuições de um PMO podem ser (não limitado a isso): 

  • Coordenação de esforços para que as estratégias sejam alcançadas;
  • Melhoria dos recursos compartilhados entre todos os projetos da empresa;
  • Disponibilização de informações a respeito dos projetos sob seu controle;
  • Suporte metodológico aos gerentes de projetos.
Exemplos de responsabilidades de um gerente de projetos:
 
  • Coordenação de esforços para alcançar determinados objetivos do projeto;
  • Controle de recursos do projeto;
  • Repasse de informações às partes interessadas sobre a performance do projeto.
Gostou de saber um pouco mais sobre o assunto? Então, que tal conferir um texto sobre as tendências de mercado do Gerenciamento de Projetos para os próximos anos? Segundo pesquisa do PMI, 25 milhões de novos GPs precisam entrar no mercado de trabalho até 2030. Saiba mais no link.


Data de publicação: 27 de agosto de 2021