Está entrando no mercado de Gerenciamento de Projetos e precisa entender algumas expressões para driblar a dificuldade de falar a mesma língua dos profissionais mais seniores? Não te atucana! Vamos te salvar com algumas dicas valiosas, que irão te inserir de vez nas reuniões de equipe. Neste texto, vamos te apresentar 10 termos iniciais, que fazem parte do dia a dia dos profissionais envolvidos nos projetos.

1. Gerente de projeto

Pessoa responsável por todos os aspectos envolvidos no planejamento, na criação, na execução, na conclusão e nos resultados de um projeto específico.

2. Escopo

O escopo é a definição dos limites de todos os aspectos da entrega de um projeto. Geralmente diz respeito às características e funções do produto, serviço ou resultado que será entregue (escopo do produto).

3. Software de Gerenciamento de Projetos

Semelhante a um painel de Gerenciamento de Projetos, o software pode ser usado para controlar todos os aspectos ligados ao projeto, desde o planejamento e a alocação de recursos, até a comunicação entre as partes interessadas e os membros da equipe.

4. 5W2H

Um checklist para investigar e organizar um fato. No Gerenciamento de Projetos, é muito utilizado na fase de planejamento, pois fornece clareza sobre os principais aspectos de uma atividade ou objetivo. São sete perguntas que devem ser respondidas: 

  • What (o que será feito?)
  • When (em que momento será feito?)
  • Why (porque será feito)
  • Where (onde será feito / em que local?)
  • Who (por quem será feito?)
  • How (como será feito?)
  • How much (quanto custará?)
5. Orçamento

É o custo total estimado para a conclusão de um projeto. Nele, são somados: fases, tarefas, custos operacionais, mão de obra e ferramentas ou serviços necessários.

6. Brainstorming

Ferramenta para ideação e soluções criativas. As sessões de brainstorming seguem várias técnicas diferentes, mas o segredo é reunir muitas ideias e extrair delas a melhor solução.

7. Entregas

Todos os projetos têm uma ou mais entregas, que são os resultados obtidos ao longo do trabalho ou na entrega final. Essas entregas podem ser produtos, serviços ou resultados, como relatórios, atualizações de serviços, materiais de marketing ou bens.

8. Cronograma

É o detalhamento de todas as tarefas e atividades dentro de um determinado projeto, organizado em ordem cronológica com datas de início e término definidas, podendo conter as interdependências entre as tarefas.

9. Gestão de riscos

É o processo de atenção, identificação, avaliação, resposta e gestão em relação a riscos que podem afetar um projeto. Os riscos podem variar de interrupções de serviço a realocações de recursos.

10. Partes interessadas

As partes interessadas são indivíduos, equipes ou empresas que possam ser afetadas por um resultado ou aspecto do projeto e talvez precisem ser consideradas ou consultadas ao longo do projeto.

E você, quais termos ainda não estão fixos na sua memória? Que tal encaminhar uma mensagem para o nosso Instagram para que façamos uma segunda parte deste conteúdo? Sua dúvida pode ser a mesma de outros colegas!

Data de publicação: 04 de novembro de 2021
Créditos das Fotos: Freepik