Hoje, 11 de novembro, é comemorado o Dia da Qualidade! Então, que tal uma reflexão a respeito de como a data se relaciona com o Gerenciamento de Projetos? Entre um projeto guiado por técnicas e outro tocado sem planejamento e gerenciamento, a principal diferença é a chance de sucesso. Segundo o Guia PMBOK, projetos bem-sucedidos precisam satisfazer os critérios das partes interessadas - clientes, fornecedores, legislação, normas e ambiente em que se encontram.

É responsabilidade dos líderes de projetos desenvolverem o que está planejado observando as  especificações, os requisitos e a adequação ao uso. Além disso, é necessário “transformar o grupo de pessoas inseridas em equipe, comunicar com clareza papéis e responsabilidades de cada integrante. Saber ouvir e aceitar ajuda”, revelou Deborah Kotek, profissional de projetos com 20 anos de atuação. Para ela, que trabalha como consultora e professora convidada em cursos de ensino superior, o alinhamento dos integrantes da equipe é o que faz a diferença no processo de trabalho. Ou seja, o que garante entregas de sucesso.

“Um feedback que eu recebi e me marcou muito foi quando um gestor disse que eu era ótima em resolver problemas. No primeiro momento, levei como elogio, mas logo ele complementou ressaltando que esperava que eu, a partir de então, não deixasse os problemas acontecerem”, relembrou complementando que os GPs não devem viver correndo atrás da máquina, mas sim descobrindo o que causa divergência e criando soluções definitivas. “Não podemos ser gerenciados pelo projeto e pelos riscos. Esse papel é nosso”, explicou.

Deborah, que já foi Diretora de Educação do PMIRS, entende que a experiência é um diferencial na busca por resultados de alta qualidade, mas, conforme analisa, o histórico rico não precisa ser necessariamente do líder. “É possível compor uma equipe que contemple as experiências necessárias para alcançar as metas com maestria”, salientou.

A partir dos apontamentos do Guia PMBOK e da nossa entrevistada, que tal anotarmos os pontos mais importantes para garantir a qualidade dos projetos futuros? 

  • Preocupar-se com os requisitos que são esperados ao final do projeto;
  • Compor equipe de forma que todos se integrem e complementem-se quanto às experiências;
  • Resolver os problemas de forma definitiva para que não se tornem ciclos viciosos e roubem prazo da equipe futuramente;
  • Líderes precisam ouvir as opiniões da equipe e não buscar sozinhos as soluções para o projeto. 

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Categorias: Carreira
Data de publicação: 11 de novembro de 2021
Créditos das Fotos: Freepik