Sabe o que te diferencia no mercado de Gerenciamento de Projetos? As certificações! Com certeza, este importante fator, que revela a capacidade profissional dos GPs, fará com que as oportunidades dos sonhos cheguem até você. Neste texto, vamos tratar de duas certificações capazes de impulsionar sua vida profissional. A certificação Técnico Certificado em Gestão de Projetos (CAPM) é uma das melhores formas de alavancar a carreira e ir de encontro às posições de liderança.

Ela foi idealizada para atender membros de equipe e gerentes de projeto que estão começando na profissão. Estudantes com o ensino médio completo também podem se certificar. A CAPM é muito bem aproveitada por pessoas de todas as áreas, pois ao buscar por ela, demonstra a disposição do colaborador para obter conhecimentos em processos e terminologias do Gerenciamento de Projetos.

Pré-requisitos
  • No mínimo, possuir o segundo grau completo;
  • Ser estudante de graduação ou pós-graduação com interesse em Gerenciamento de Projetos;
  • Ser iniciante na área;
  • Fazer parte de uma equipe de projetos;
  • Frequentar 23h de treinamento formal em Gerenciamento de Projetos.
Já a certificação Profissional de Gestão de Programas (PgMP) reconhece as habilidades e experiência de gerentes de programa experientes. Reconhecida e exigida mundialmente, o distintivo atesta que foi comprovada competência para supervisionar vários projetos inter-relacionados e seus respectivos recursos para atingir objetivos estratégicos de negócios. Profissionais PgMP supervisionam o sucesso de um programa - um grupo de projetos relacionados e gerenciados de modo coordenado para a obtenção de benefícios e controles que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente.

Pré-requisitos
  • Formação de quatro anos (de bacharel ou equivalente)
  • Mínimo de quatro anos de experiência no Gerenciamento de Projetos
  • Mínimo de quatro anos de experiência no Gerenciamento de Programas
OU
  • Diploma de ensino médio (ensino médio ou equivalente)
  • Mínimo de quatro anos de experiência no Gerenciamento de Projetos
  • Mínimo de sete anos de experiência no Gerenciamento de Programas
O que dizem os certificados?

Samanta Denardin é certificada CAPM desde novembro de 2020. Atuando há mais de 12 anos na área, atualmente ela ocupa o cargo de analista de projetos. Ela também busca conhecimentos relacionados ao Agile. Skills ligadas ao Gerenciamento de Projetos às ferramentas de Gestão são diferenciais para os profissionais que optam pela CAPM, aponta. “Também são importantes habilidades interpessoais, sociais e de polivalência”, menciona.

Em sua experiência, a certificação foi necessária para validar os conhecimentos e comprovar a atuação qualificada na área. “O principal benefício foi dispor da comprovação de que sou apta a trabalhar com Gerenciamento de Projetos e de que meus conhecimentos estão alinhados com as melhores práticas do setor”, esclarece. A profissional salienta que os estudos são importantes para quem está pensando em ingressar na área e que as certificações são um complemento necessário.

O próximo passo de Samanta será buscar a certificação PMP para iniciar uma nova trajetória em busca de mais conhecimentos e habilidades. “A conclusão de um ciclo da evolução na carreira deve ser chancelada por uma certificação, de modo a fortalecer as bases e garantir um crescimento contínuo”, acrescenta.

Alfredo de Barros Pereira, por sua vez, ingressou no PMO do Departamento de TI do Banco Central em 2002. Atualmente ele presta consultorias sobre PMOs e Gerenciamento de Programas. A certificação PgMP foi conquistada em 2012 e, para Alfredo, os profissionais que atuam como gerentes de programa precisam ter pensamento estratégico, compreender a visão de futuro da organização onde atuam e possuir capacidade de conceber um empreendimento de transformação para que a visão do negócio seja concretizada.

“Um PgMP deve ser habilidoso para:  transitar junto à alta administração para obter o patrocínio necessário; conquistar a confiança dos executivos nível C da organização garantindo que o programa esteja em boas mãos enquanto os dirigentes tomam conta da rotina do negócio, lançando mão da influência deles para que o programa seja um sucesso”, ilustra. Ao mesmo tempo, conforme Alfredo, o profissional PgMP deve ser capaz de construir uma estrutura de governança robusta o suficiente para garantir o suporte ao programa sem comprometer as operações. Além disso, deve ser capaz de conduzir as mudanças necessárias considerando o fator humano, sem que o programa corra o risco de fracassar.

Como consultor, Alfredo entende que a certificação abre oportunidades de atuação em organizações que necessitam fazer grandes transformações, que é a especialidade dos programas. E nesses casos, um profissional experiente em Gerenciamento de Programas pode ser de grande auxílio. “Além disso, no mercado brasileiro o número de profissionais certificados como PgMP é bastante reduzido, o que pode significar boas oportunidades de colocação”, complementa.

Para ele, quem pensa em optar pela certificação deve avaliar e ter certeza do caminho a ser trilhado na profissão. “A realidade e a aplicação de programas nas organizações diferem fundamentalmente de projetos: é outro paradigma”, avalia. Por outro lado, conforme menciona, um PgMP competente tem diante de si um enorme horizonte profissional, e poderá utilizar toda experiência acumulada como PMP para alavancar sua carreira e consolidar sua liderança na organização.

Se tiver oportunidade futuramente, o profissional irá buscar a certificação Portfolio Management Profissional (PfMP). “Enquanto o PMP e o PgMP se especializam em fazer certo os projetos e programas, o PfMP trabalha para que a organização faça os projetos e os programas certos”, explica e acrescenta que a diferenciação é que a atuação do PfMP é muito próxima do mais alto nível de decisão da organização, auxiliando a tomar as melhores de decisões sobre que projetos e programas executar – uma vez que os recursos sempre são finitos. E ainda, auxiliar no monitoramento do portfólio e na priorização do que é necessário e possível fazer visando o melhor retorno possível dos investimentos.

Quer saber mais sobre certificações, leia a matéria anterior que produzimos sobre PMP e PMI-ACP. É só acessar o link.
Categorias: Carreira
Data de publicação: 23 de novembro de 2021
Créditos das Fotos: Freepik